A tensão entre Currículo e Inovação Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16258

Palavras-chave:

currículo, inovação pedagógica, complexidade

Resumo

A partir da experiência, desde 2003, da coexistência de duas linhas de pesquisa, uma em Currículo e outra em Inovação Pedagógica, de um Centro de Investigação em Educação, conducentes a dois Doutoramentos com especialidades distintas, o artigo pretende compreender as tensões entre ambas, numa perspectiva de relação de poder, desde a afirmação do Currículo no despontar da modernidade, até ao declínio do Currículo tecnológico, por via das teorias críticas, e a emergência da Inovação Pedagógica, no concreto e no vivido, levando à extinção dos Doutoramentos existentes para dar lugar a um único, designado de “Currículo e Inovação Pedagógica”. Num tempo de transição paradigmática da nossa contemporaneidade, marcada pela complexidade e pela relativização, o artigo reflete sobre a necessidade de diálogo entre estas duas forças e as vantagens de uma complementaridade em tensão das abordagens macro e micro na investigação em Educação, dada a sua natureza irremediavelmente complexa.

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Biografia do Autor

Jesus Maria Vaz Fernandes, Universidade da Madeira

Professora Catedrática Jubilada da Universidade da Madeira. Com Doutoramento em Lettres et Sciences Humaines pela Université de Caen, França, foi conselheira científica da AFIRSE Internacional (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation). É atualmente Coordenadora da 1ª Comissão Especializada de Currículo do CNE (Conselho Nacional de Educação),  representante de Portugal na IAACS (International Association of Advanced Curriculum Studies), membro do Conselho Consultivo da SPCE (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação) e membro da RIAICES (Red Iberoamericana de investigación sobre la calidad de la Educación Superior). Já foi Coordenadora do Departamento de Ciências da Educação, Diretora do Centro de Investigação em Educação, Presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Vice-Reitora da Universidade da Madeira. Foi Avaliadora Externa dos cursos de Educação (graduações e mestrados) da República da Lituânia e da República da Irlanda. Com cerca de mais de cem publicações (livros e artigos em revistas nacionais e internacionais), orientou 20 teses de doutoramento e 50 dissertações de mestrado já finalizadas.

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Publicado

10-10-2024

Como Citar

VAZ FERNANDES, J. M. A tensão entre Currículo e Inovação Pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16258, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16258. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16258. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação