A tensão entre Currículo e Inovação Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16258Palavras-chave:
currículo, inovação pedagógica, complexidadeResumo
A partir da experiência, desde 2003, da coexistência de duas linhas de pesquisa, uma em Currículo e outra em Inovação Pedagógica, de um Centro de Investigação em Educação, conducentes a dois Doutoramentos com especialidades distintas, o artigo pretende compreender as tensões entre ambas, numa perspectiva de relação de poder, desde a afirmação do Currículo no despontar da modernidade, até ao declínio do Currículo tecnológico, por via das teorias críticas, e a emergência da Inovação Pedagógica, no concreto e no vivido, levando à extinção dos Doutoramentos existentes para dar lugar a um único, designado de “Currículo e Inovação Pedagógica”. Num tempo de transição paradigmática da nossa contemporaneidade, marcada pela complexidade e pela relativização, o artigo reflete sobre a necessidade de diálogo entre estas duas forças e as vantagens de uma complementaridade em tensão das abordagens macro e micro na investigação em Educação, dada a sua natureza irremediavelmente complexa.Downloads
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Publicado
10-10-2024
Como Citar
VAZ FERNANDES, J. M. A tensão entre Currículo e Inovação Pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16258, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16258. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16258. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Inovação, tecnologia e formação
Licença
Copyright (c) 2024 Jesus Maria Vaz Fernandes

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