Pesquisa e Formação docente

contribuições de um grupo colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16246

Palavras-chave:

Início da docência, Pedagogia, Desenvolvimento profissional

Resumo

Este artigo tem por objetivo  revelar os dizeres e fazeres da produção acadêmica de integrantes de um grupo colaborativo voltado à formação e à inserção profissional de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, apontando contribuições destas ações para a transição da vida de estudante para a vida de professor/a. Para isso, resgatamos, selecionamos, lemos e analisamos a produção do grupo gerada entre os anos de 2010 e 2012. Os resultados apontam que as ações desencadeadas entre 2010 e 2012 possibilitaram o desenvolvimento profissional das professoras e das futuras professoras que dele fizeram parte, gerando contribuições de natureza pessoal e acadêmica, até então impensadas. Dentre outras coisas, isto se deve ao empenho, à dedicação e ao compromisso do grupo de pesquisa, que investiu em seus processos formativos e produziu conhecimentos a partir da interação/integração/imersão na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Vasconcellos, UFF

Doutora em Educação e  Professora Associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência. Coordena o Formar - Grupo de Pesquisa em Didática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/CNPq, na mesma universidade. 

Sheila Denize Guimarães, UFMS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Vinculada ao grupo de pesquisa MANCALA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente). Estuda de questões ligadas à formação e prática docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

09-12-2024

Como Citar

VASCONCELLOS, M.; GUIMARÃES, S. D. Pesquisa e Formação docente: contribuições de um grupo colaborativo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16246, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16246. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16246. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência