Pesquisa e Formação docente
contribuições de um grupo colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16246Palavras-chave:
Início da docência, Pedagogia, Desenvolvimento profissionalResumo
Este artigo tem por objetivo revelar os dizeres e fazeres da produção acadêmica de integrantes de um grupo colaborativo voltado à formação e à inserção profissional de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, apontando contribuições destas ações para a transição da vida de estudante para a vida de professor/a. Para isso, resgatamos, selecionamos, lemos e analisamos a produção do grupo gerada entre os anos de 2010 e 2012. Os resultados apontam que as ações desencadeadas entre 2010 e 2012 possibilitaram o desenvolvimento profissional das professoras e das futuras professoras que dele fizeram parte, gerando contribuições de natureza pessoal e acadêmica, até então impensadas. Dentre outras coisas, isto se deve ao empenho, à dedicação e ao compromisso do grupo de pesquisa, que investiu em seus processos formativos e produziu conhecimentos a partir da interação/integração/imersão na escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09-12-2024
Como Citar
VASCONCELLOS, M.; GUIMARÃES, S. D. Pesquisa e Formação docente: contribuições de um grupo colaborativo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16246, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16246. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16246. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência
Licença
Copyright (c) 2024 Monica Vasconcellos, Sheila Denize Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.