Uno Cartas pedagógicas no processo de educação libertadora na Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas/Moçambique-África

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16234

Palavras-chave:

Paulo Freire, Cartas pedagógicas, Educação Libertadora

Resumo

O presente artigo é um desdobramento da pesquisa de mestrado de Ferreira (2024), como objetivo geral visa apresentar as cartas pedagógicas como correspondências libertadoras na Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas (ESCSC-Amatongas). De caráter qualitativo, inspirou-se na sistematização de experiência (Jara, 2006), utilizou como técnica de coleta de dados as cartas pedagógicas (Dickmann, 2020; Coelho, 2011). O texto é dividido em introdução; três seções denominadas: (a) “Feiuras” e “Bonitezas”: A Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração/Moçambique-África em foco; (b) Breve biografia de Paulo Freire; (c) Paulo Freire e as cartas pedagógicas; e Considerações finais, no formato de carta pedagógica, elencando os processos que validam essas correspondências como educação libertadora na ESCSC-Amatongas, aspecto presente nas correspondências que assevera o papel de transformação do contexto educacional pela participação popular de seus sujeitos, tendo o Conselho da Escola como mecanismo de conexão transformadora dos alunos, familiares, comunidade e de outros territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Nonato Diniz Ferreira, SCFV Casa do Piá, Ponta Grossa/PR

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UEPG. Graduado e Licenciado em Ciências da Religião pela UNICLAR/SP, Bacharel em Serviço Social na UNIS/MG, Especialista em Juventude no Mundo Contemporâneo pela PUC/GOIÁS, Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial Faculdade Iguaçu, Formação em Psicodrama nível I pelo GETEP/FEBRAP-SP. Foi Diretor Pedagógico da Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração-Amatongas, Moçambique/África, com equivalência reconhecida pelo Ministério da Educação de Moçambique. Atualmente é gestor no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) Casa do Piá, em Ponta Grossa/PR.

Paola Andressa Scortegagna, UEPG

Doutora em Educação. Pedagoga. Professora do Departamento de Pedagogia e da Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Franciele Clara Peloso, UTFPR

Doutora em Educação (UFSCar). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

09-12-2024

Como Citar

FERREIRA, M. N. D. .; SCORTEGAGNA, P. A.; PELOSO, F. C. . Uno Cartas pedagógicas no processo de educação libertadora na Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas/Moçambique-África. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16234, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16234. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16234. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação