Ensino de literatura e formação leitora com mídias digitais
propostas híbridas para aplicabilidade em sala através da literatura fantástica de Geraldo Maciel
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16208Palavras-chave:
Literatura, Fantástico, Internet, Tecnologia, Mídias digitaisResumo
Este artigo resulta de nossa tese, na qual propomos uma sequência didática que conecta o trabalho de sala de aula a práticas com as mídias digitais, a fim de colaborar para a formação leitora nas aulas de literatura. Os planos de aula propostos são baseados na literatura fantástica através de contos do paraibano Geraldo Maciel, com base na metodologia participativa de Colomer (2007) e Cosson (2014), que consideram a leitura como um ato a ser construído coletivamente. Com base nisso, apresentamos neste artigo um recorte de três aulas que evidenciam algumas propostas de trabalho híbridas possíveis que, com as devidas adequações, podem ter aplicabilidade em diferentes disciplinas e contextos de sala de aula, tanto para auxiliar na formação de leitores quanto para servir de base para outros objetivos. Utilizaremos como embasamento teórico Moran (2007), Prensky (2001), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2014) entre outros.Downloads
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Publicado
18-11-2024
Como Citar
MARTINS, M. M. S.; AMORIM, J. E. de . Ensino de literatura e formação leitora com mídias digitais: propostas híbridas para aplicabilidade em sala através da literatura fantástica de Geraldo Maciel. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16208, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16208. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16208. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Inovação, tecnologia e formação
Licença
Copyright (c) 2024 Marina Macedo Santos Martins, José Edilson de Amorim

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