Ensino de literatura e formação leitora com mídias digitais

propostas híbridas para aplicabilidade em sala através da literatura fantástica de Geraldo Maciel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16208

Palavras-chave:

Literatura, Fantástico, Internet, Tecnologia, Mídias digitais

Resumo

Este artigo resulta de nossa tese, na qual propomos uma sequência didática que conecta o trabalho de sala de aula a práticas com as mídias digitais, a fim de colaborar para a formação leitora nas aulas de literatura.  Os planos de aula propostos são baseados na literatura fantástica através de contos do paraibano Geraldo Maciel, com base na metodologia participativa de Colomer (2007) e Cosson (2014), que consideram a leitura como um ato a ser construído coletivamente. Com base nisso, apresentamos neste artigo um recorte de três aulas que evidenciam algumas propostas de trabalho híbridas possíveis que, com as devidas adequações, podem ter aplicabilidade em diferentes disciplinas e contextos de sala de aula, tanto para auxiliar na formação de leitores quanto para servir de base para outros objetivos. Utilizaremos como embasamento teórico Moran (2007), Prensky (2001), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2014) entre outros.

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Biografia do Autor

Marina Macedo Santos Martins, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Letras – Licenciatura Plena – pela Universidade Federal de Campina Grande (2012) e mestre em Linguagem e Ensino pela mesma instituição (2018). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na área de concentração Estudos Literários. Atuou como professora substituta no IFPB Campus Catolé do Rocha e Campina Grande em turmas de Ensino Superior e Básico e, também, no curso de Letras em Educação a distância, como tutora.

José Edilson de Amorim, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Letras - Licenciatura Plena - na Universidade Federal da Paraíba (1979); mestre em Letras pela UFPB (1989), na Área de Concentração em Literatura Brasileira, e Doutor em Letras na mesma instituição e na mesma área de Concentração (1998). Compõe o quadro de professores permanentes da Universidade Federal da Paraíba desde 1983, atuando hodiernamente como professor associado da Universidade Federal de Campina Grande. Em 2024 assumiu cargo de secretário-executivo de Gestão Pedagógica do Governo da Paraíba.

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Publicado

18-11-2024

Como Citar

MARTINS, M. M. S.; AMORIM, J. E. de . Ensino de literatura e formação leitora com mídias digitais: propostas híbridas para aplicabilidade em sala através da literatura fantástica de Geraldo Maciel. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16208, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16208. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16208. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação