Novidade sem o Novo

educação e inovação no neoliberalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16169

Palavras-chave:

Educação, Neoliberalismo, Inovação, Teologia, Sofrimento

Resumo

No contexto do neoliberalismo enquanto racionalidade hegemônica com pretensão de Totalidade, a reflexão propõe investigar qual a dimensão educativa da concepção neoliberal de inovação? Parte da discussão iniciada por Benjamin e Polanyi que afirmam que o capitalismo assume a forma de um fenômeno religioso cujo princípio, o ganho, fundamenta todas as decisões. Afirma que o neoliberalismo compreende o estágio em que a dimensão teológica do capitalismo se manifesta de forma inequívoca e que, por sua vez, tem no sofrimento, na pressão por resultado e novidade, sua liturgia permanente. Por fim, afirma que a concepção neoliberal de inovação compreende a materialização da teologia neoliberal. Conclui que o neoliberalismo é, em si, um fenômeno educativo na medida em que modela subjetividades neoliberais e que tem hoje, no discurso ubíquo da inovação uma de suas principais formas de mobilização de seus valores e princípios.

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Biografia do Autor

Bruno Antonio Picoli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. 

Samuel Mânica Radaelli, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Palmas. E-mail: samuel.radaelli@ifpr.edu.br

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Publicado

11-11-2024

Como Citar

PICOLI, B. A.; RADAELLI, S. M. Novidade sem o Novo: educação e inovação no neoliberalismo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16169, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16169. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16169. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação