Decolonialidade e quadrinhos
definições e propostas para a educação em ciências
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16168Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Decolonialidade, Educação em Ciências, Decolonialidade QuadrinísticaResumo
As Histórias em Quadrinhos (HQs) estão presentes na Educação em Ciências, seja em materiais didáticos ou mesmo nas pesquisas da área. Com essa presença é importante refletir sobre as discussões que esse material promove. Uma das perspectivas a serem incluídas nessas discussões, são as teorias decoloniais. A decolonialidade questiona os padrões de poder, dominação e repressão advindas da colonialidade e seus eixos estruturantes. Além disso promove novas práticas e epistemologias com vistas a mudanças nas relações de dominação. Quando as práticas decoloniais são voltadas para a educação existe o que é chamado de Pedagogias Decoloniais. A Decolonialidade Quadrinística ocorre ao inserir discussões decoloniais em HQs e o uso dessas para a educação. O presente trabalho conceitua e discute a definição de Decolonialidade Quadrinística, assim como apresenta algumas HQs com potencial para o debate decolonial propondo caminhos para uma educação em ciências mais democrática que promova a justiça social e cognitiva. A análise das HQs, demonstra como é possível pensar a partir de outras matrizes de conhecimento, como um contraponto ao pensamento hegemônico, possibilitando a inserção dessas discussões na educação em ciências, considerando também as transformações sociais, que são um papel da educação.Downloads
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Publicado
09-12-2024
Como Citar
FERREIRA, K.; GIRALDI, P. M. Decolonialidade e quadrinhos: definições e propostas para a educação em ciências . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16168, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16168. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16168. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação
Licença
Copyright (c) 2024 Kassiano Ferreira, Patricia Montanari Giraldi

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