Decolonialidade e quadrinhos

definições e propostas para a educação em ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16168

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Decolonialidade, Educação em Ciências, Decolonialidade Quadrinística

Resumo

As Histórias em Quadrinhos (HQs) estão presentes na Educação em Ciências, seja em materiais didáticos ou mesmo nas pesquisas da área. Com essa presença é importante refletir sobre as discussões que esse material promove. Uma das perspectivas a serem incluídas nessas discussões, são as teorias decoloniais. A decolonialidade questiona os padrões de poder, dominação e repressão advindas da colonialidade e seus eixos estruturantes. Além disso promove novas práticas e epistemologias com vistas a mudanças nas relações de dominação. Quando as práticas decoloniais são voltadas para a educação existe o que é chamado de Pedagogias Decoloniais. A Decolonialidade Quadrinística ocorre ao inserir discussões decoloniais em HQs e o uso dessas para a educação. O presente trabalho conceitua e discute a definição de Decolonialidade Quadrinística, assim como apresenta algumas HQs com potencial para o debate decolonial propondo caminhos para uma educação em ciências mais democrática que promova a justiça social e cognitiva. A análise das HQs, demonstra como é possível pensar a partir de outras matrizes de conhecimento, como um contraponto ao pensamento hegemônico, possibilitando a inserção dessas discussões na educação em ciências, considerando também as transformações sociais, que são um papel da educação.

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Biografia do Autor

Kassiano Ferreira, UFSC

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - campus Senhor do Bonfim-BA. Mestre e Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como bolsista do PIBID e posteriormente como bolsista de extensão. Possui experiência no ensino de Ciências, Física e Química. Participante do Grupos de Pesquisa Literaciências (UFSC) e História, Ciência e Cultura (UNIVASF). Os interesses de pesquisa versam sobre Histórias em Quadrinhos para o ensino de ciências, análise de discurso e decolonialidade. 

Patricia Montanari Giraldi, UFSC

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), mestre e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Atua na área de pesquisa em Educação em Ciências, com foco nos seguintes temas: linguagem do/no ensino de Ciências, literatura e educação em ciências, autoria e educação em ciências. É professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), atuando no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Está credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), orientando mestrados e doutorados. Foi coordenadora do Projeto de Pró-Mobilidade acadêmica internacional UFSC- Universidade Nacional de Timor Lorosae entre 2015 e 2017. Coordena o projeto de Internacionalização (Print CAPES UFSC) Repositório de Práticas Interculturais. Atua como pesquisadora junto ao grupo de pesquisa DICITE (Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação). É líder do grupo de pesquisa Literaciências.

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Publicado

09-12-2024

Como Citar

FERREIRA, K.; GIRALDI, P. M. Decolonialidade e quadrinhos: definições e propostas para a educação em ciências . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16168, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16168. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16168. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação