Autismo e Paulo Freire

A Inter-relação entre Ética, Estética e Política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16121

Palavras-chave:

Autismo; Educação; Desenvolvimento.

Resumo

Este artigo investiga a educação escolar com foco no pleno desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), à luz dos princípios apresentados na legislação nacional e na obra de Paulo Freire. O texto faz breves considerações sobre o transtorno e suas especificidades, com base na obra de Freire e em teóricos que discutem o TEA. Destaca que a educação inclusiva, segundo a perspectiva do educador brasileiro, deve ser conscientizadora e transformadora, com ênfase na ética do respeito, na política da cidadania e na estética da humanização. Apresenta como esses princípios podem ser visualizados e aplicados na educação escolar, promovendo um ambiente acolhedor e equitativo, e reconhecendo que a diferença é uma característica inerente a todos os seres humanos. Conclui que a inter-relação dos princípios com a educação de pessoas com TEA não apenas é legal, mas também viável, fortalecendo o desenvolvimento do potencial humano e respeitando seus limites.

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Biografia do Autor

Uania Soares Rabelo de Moura, SEC/BA

Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Graduada em Pedagogia e Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa). Possui especialização em Gestão Estratégica de Pessoas; Metodologia da Língua Portuguesa; Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar; Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação Inclusiva. Coordenadora Pedagógica na Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA). Possui experiência no setor bancário e na área da educação escolar.

Natália Medina Araújo, UFOB

Doutora em Direito pela Universidade de Brasília - UnB (2017). Mestre em Direito pela Universidade de Brasília - UnB (2011). Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2008). Professora Adjunta de Direito na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (PPGCHS/UFOB). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Crítica e Direito Internacional (UnB) e Marginais: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Minorias e Exclusões (UFOB). Áreas de atuação principais: Direito Internacional, História do Direito, Direito das Migrações, Direito dos Refugiados e Direitos Humanos.

Anne Gabriele Lima Sousa d Carvalho, UFOB

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é Professora Adjunta C II e gestora do Núcleo de Avaliação de Cursos da Universidade Federal do Oeste da Bahia. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB) e faz parte dos grupos de pesquisa registrados no CNPq "Marginais: grupo interdisciplinar de pesquisa sobre minorias e exclusões" e "GRUDET: Dinâmicas espaciais e desenvolvimento territorial e socioespacial". Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Desigualdade Social e Sociabilidade Urbana.

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Publicado

10-12-2024

Como Citar

MOURA, U. S. R. de; ARAÚJO, N. M.; CARVALHO, A. G. L. S. d. Autismo e Paulo Freire: A Inter-relação entre Ética, Estética e Política . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16121, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16121. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16121. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação