Estágio Docente na Pós-Graduação e a Formação de Professoras/es de Português como Língua Estrangeira
Reflexões de uma Práxis Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16113Palavras-chave:
Português como língua estrangeira, Estágio docente, Formação de professoresResumo
Este artigo traz o relato e reflexões de natureza praxiológica de uma experiência de estágio supervisionado docente realizado em 2023, com uma turma de professores em formação do curso de Português Língua Estrangeira (PLE) do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O objetivo deste texto é, portanto, proporcionar ao público leitor a oportunidade de conhecer o modo de planejamento e realização de uma disciplina de graduação oferecida dentro de um curso de licenciatura e, ao mesmo tempo, apresentar o modo como a prática e a teoria foram articuladas enquanto uma atitude de práxis pedagógica (FREIRE, 1974), considerada necessária para uma formação sensível e pensante (BORDA, 1985 e 2015) de docentes na (pós)graduação. A principal problemática atendida por esse objetivo é a da incipiência da reflexão sobre formação docente na área de PLE, seja ela no nível de graduação ou pós-graduação, bem como o relativo baixo nível de discussão sobre os efeitos do planejamento e docência supervisionada no ensino superior. Assim, o artigo traz um aprofundamento de discussões acerca da relação entre a teoria e a prática pedagógica, bem como entre a formação no campo da sensibilidade/conscientização e da reflexão conceitual. E por isso, dividimos o texto entre considerações iniciais, a apresentação da disciplina, do estágio docente na pós-graduação e seu planejamento, seguida pela discussão praxiológica de alguns pontos principais que se destacaram ao longo da disciplina e considerações finais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10-12-2024
Como Citar
BANDEIRA, J. do R. .; PUH, M. Estágio Docente na Pós-Graduação e a Formação de Professoras/es de Português como Língua Estrangeira: Reflexões de uma Práxis Pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16113, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16113. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16113. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência
Licença
Copyright (c) 2024 Jessica do Rosário Bandeira, Milan Puh

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.