Estágio Docente na Pós-Graduação e a Formação de Professoras/es de Português como Língua Estrangeira

Reflexões de uma Práxis Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16113

Palavras-chave:

Português como língua estrangeira, Estágio docente, Formação de professores

Resumo

Este artigo traz o relato e reflexões de natureza praxiológica de uma experiência de estágio supervisionado docente realizado em 2023, com uma turma de professores em formação do curso de Português Língua Estrangeira (PLE) do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O objetivo deste texto é, portanto, proporcionar ao público leitor a oportunidade de conhecer o modo de planejamento e realização de uma disciplina de graduação oferecida dentro de um curso de licenciatura e, ao mesmo tempo, apresentar o modo como a prática e a teoria foram articuladas enquanto uma atitude de práxis pedagógica (FREIRE, 1974), considerada necessária para uma formação sensível e pensante (BORDA, 1985 e 2015) de docentes na (pós)graduação. A principal problemática atendida por esse objetivo é a da incipiência da reflexão sobre formação docente na área de PLE, seja ela no nível de graduação ou pós-graduação, bem como o relativo baixo nível de discussão sobre os efeitos do planejamento e docência supervisionada no ensino superior. Assim, o artigo traz um aprofundamento de discussões acerca da relação entre a teoria e a prática pedagógica, bem como entre a formação no campo da sensibilidade/conscientização e da reflexão conceitual. E por isso, dividimos o texto entre considerações iniciais, a apresentação da disciplina, do estágio docente na pós-graduação e seu planejamento, seguida pela discussão praxiológica de alguns pontos principais que se destacaram ao longo da disciplina e considerações finais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica do Rosário Bandeira, UFBA

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (2021). Doutoranda em Língua e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia.

Milan Puh, UFBA

Graduado em História pela Universidade de São Paulo (2019). Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2018). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2017), orientado pelo prof.dr Valdir Heitor Barzotto. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2012), com o mesmo orientador. Graduado em Antropologia e Língua e Literatura Portuguesa - Universidade de Zagreb (2008). Atualmente, é docente do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, na área de Português Língua Segunda/Estrangeira. Desde 2023 coordenador acadêmico do Programa de Proficiência em Português como Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA. Entre 2019 e 2023 foi docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nas disciplinas de Metodologia de Ensino de Alemão, Latim, Grego e Línguas Orientais. Entre 2021 e 2023 foi coordenador do projeto de pesquisa "Estado da Arte do Ensino de Línguas Orientais: documentos oficiais, materiais didáticos e produção acadêmica". Coordenou o projeto de pesquisa "História da Croácia e dos imigrantes croatas no Brasil" entre 2015 e 2019, organizando quatro publicações. Trabalha com assuntos ligados a História, Línguas, Culturas e Educação em diferentes contextos latino-americanos, africanos e europeus, com enfoque especial em comunidades imigrantes tanto no Brasil como no exterior.

Downloads

Publicado

10-12-2024

Como Citar

BANDEIRA, J. do R. .; PUH, M. Estágio Docente na Pós-Graduação e a Formação de Professoras/es de Português como Língua Estrangeira: Reflexões de uma Práxis Pedagógica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16113, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16113. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16113. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência