Aprendizagem baseada em projeto

moda e sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16112

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em projeto, sustentabilidade, upcycling

Resumo

A preocupação crescente com o consumo desenfreado e o alto desperdício na indústria da moda tem impulsionado o interesse pela interseção entre moda e sustentabilidade. O objetivo deste trabalho consiste em descrever a metodologia de Aprendizagem baseada em Projeto aplicada na primeira fase do curso de Design de Moda do UniSenai, cuja premissa do projeto foi desenvolver novos itens de moda a partir de roupas descartadas pela população aplicando técnicas de upcycling. Dezoito peças de roupas descartadas e separadas no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí foram higienizadas e distribuídas entre 9 grupos de estudantes. Como resultado, foram criados e desenvolvidos produtos de moda, calculados os percentuais de reuso das peças descartadas e realizado fotos para elaboração de catálogos de moda. Este projeto possibilitou aos estudantes a valorização e reutilização, reciclagem e uso consciente de materiais como ferramentas essenciais para minimizar o impacto ambiental e se destacar no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Maria Costa, Centro Universitário Unisenai

Possui formação técnica na área têxtil pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (2005), graduação em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau (2012), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau (2015) e doutorado em Engenharia Química na Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Possui experiência na indústria têxtil em desenvolvimento de produtos (engenharia de produtos) e processos para o mercado nacional e internacional, cálculo de custos, patentes e na área comercial. Também possui experiência em pesquisa e desenvolvimento de processos biotecnológicos com fungos filamentosos utilizando biomassa residual, na obtenção de compostos de interesse industrial como enzimas, tensoativos, beta-glucanas, caracterização e identificação química de compostos com atividade antimicrobiana, antiparasitárias e inibidoras de enzimas hidrolíticas e descoloração de corantes da indústria serigráfica e têxtil. Mostra experiência em pesquisas na área de tratamento de águas e efluentes. Professora adjunto no Centro Universitário SENAI Blumenau (UniSENAI) e professora na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Thaissa Schneider, Centro Universitário Unisenai

Mestrado em Design - Métodos para Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2013), MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá (2017), especialização em Fotografia pela UNIARA (2021), especialização em Tecnologias Digitais aplicadas à Educação e Metodologias Ativas pela UNIFEBE (2024), especialização em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2005) e graduação em Moda - Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2002). É professora no curso de Design de Moda da Unifebe, em Brusque SC e do Centro Universitário SENAI Blumenau, atuando também no curso de Design de Moda.

Downloads

Publicado

11-10-2024

Como Citar

COSTA, T. M.; SCHNEIDER, T. Aprendizagem baseada em projeto: moda e sustentabilidade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16112, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16112. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16112. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo