Aprendizagem baseada em projeto
moda e sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16112Palavras-chave:
aprendizagem baseada em projeto, sustentabilidade, upcyclingResumo
A preocupação crescente com o consumo desenfreado e o alto desperdício na indústria da moda tem impulsionado o interesse pela interseção entre moda e sustentabilidade. O objetivo deste trabalho consiste em descrever a metodologia de Aprendizagem baseada em Projeto aplicada na primeira fase do curso de Design de Moda do UniSenai, cuja premissa do projeto foi desenvolver novos itens de moda a partir de roupas descartadas pela população aplicando técnicas de upcycling. Dezoito peças de roupas descartadas e separadas no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí foram higienizadas e distribuídas entre 9 grupos de estudantes. Como resultado, foram criados e desenvolvidos produtos de moda, calculados os percentuais de reuso das peças descartadas e realizado fotos para elaboração de catálogos de moda. Este projeto possibilitou aos estudantes a valorização e reutilização, reciclagem e uso consciente de materiais como ferramentas essenciais para minimizar o impacto ambiental e se destacar no mercado.Downloads
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Publicado
11-10-2024
Como Citar
COSTA, T. M.; SCHNEIDER, T. Aprendizagem baseada em projeto: moda e sustentabilidade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16112, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16112. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16112. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Tania Maria Costa, Thaissa Schneider

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