Influência dos professores na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física Escolar em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16108

Palavras-chave:

Educação; Educação Física; Conteúdos de ensino; Formação de professores; Mundo do trabalho.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a influência do gênero, local de trabalho, experiência profissional e o nível acadêmico dos professores na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino nas aulas de educação física (EF). A amostra foi constituída por 56 professores, que responderam questionários com informações pessoais e conteúdos ministrados nas aulas de EF. Os resultados revelaram que a Saúde e Estilo de Vida (SEV), Práticas Esportivas (PE) e Cidadania Ativa (CA) no ensino primário e as Habilidades Motoras Fundamentais (HMF), no ensino secundário foram os conteúdos da EF mais utilizados. A PE é mais utilizada pelas professoras do que seus pares professores. As HMF foram as mais utilizadas pelos professores com nível médio de escolaridade. Conclui-se que o gênero, local de trabalho, experiência e nível escolar do professor foram fatores que afetaram na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino da EF, no subsistema de ensino em Moçambique.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Timóteo Daca, Universidade Pedagógica de Maputo

Doutor em Educação Física - Universidade de São Paulo. Docente na Faculdade de Educação Física e Desporto na Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

Gustavo Sinezio Goulart, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Fisioterapia no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia/ Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Brasil.

Bernardo Matsimbe, Universidade Pedagógica de Maputo

Doutorando em Ciências do Desporto na Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

Armenio Matsolo, Universidade Pedagógica de Maputo

Doutorando em Ciências do Desporto, na Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

Pedro Pessula, Universidade Pedagógica de Maputo

Doutor em Educacao/Curriculo, mestre em Ciencias de Educacao/Ensino de Educcao Fisica e Desporto Escolar, licenciado em Ensino de Educacao Fisica e Desporto Escolar. Docente na Universidade Pedagogica de Maputo, Faculdade de Educacao Fisica e Desporto.

Ricardo Drews, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação Física, Universidade de São Paulo. Docente na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

Downloads

Publicado

11-11-2024

Como Citar

DACA, T. .; GOULART, G. S.; MATSIMBE, B. .; MATSOLO, A. .; PESSULA, P. .; DREWS, R. Influência dos professores na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física Escolar em Moçambique. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16108, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16108. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16108. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo