A formação do professor-pesquisador e os impactos no exercício da ação docente
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16104Palavras-chave:
pesquisa, formação docente, desenvolvimento profissionalResumo
A prática de pesquisa passou a ser considerada como uma parte importante do desenvolvimento profissional docente, tornando-se um meio para alcançar a melhoria da prática pedagógica pela reflexão sobre e na ação. Assim, a problemática deste estudo está em compreender como a pesquisa tem sido incorporada nas práticas formativas docentes e quais os impactos dessa integração no desenvolvimento profissional dos professores e na qualidade do ensino. O estudo tem o objetivo de realizar um levantamento da literatura produzida na área educacional e que discute a questão da pesquisa a partir da perspectiva da formação docente e do desenvolvimento profissional. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura com a consulta de dissertações e teses publicadas entre os anos 2019- 2024, disponíveis no Catálogo de Teses & Dissertações – CAPES. Os resultados mostraram que a formação do professor-pesquisador permite que o exercício da docência seja voltado para a postura reflexiva e a transformação das práticas para mudar o que não está dando certo nesse cenário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-11-2024
Como Citar
FREITAS, V. da S.; BRANDÃO, P. P. .; CARDOSO, F. .; ABREU, J. R. G. de . A formação do professor-pesquisador e os impactos no exercício da ação docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16104, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16104. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16104. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência
Licença
Copyright (c) 2024 Vinicius da Silva Freitas, Paula Paraguassú Brandão, Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.