A formação do professor-pesquisador e os impactos no exercício da ação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16104

Palavras-chave:

pesquisa, formação docente, desenvolvimento profissional

Resumo

A prática de pesquisa passou a ser considerada como uma parte importante do desenvolvimento profissional docente, tornando-se um meio para alcançar a melhoria da prática pedagógica pela reflexão sobre e na ação. Assim, a problemática deste estudo está em compreender como a pesquisa tem sido incorporada nas práticas formativas docentes e quais os impactos dessa integração no desenvolvimento profissional dos professores e na qualidade do ensino. O estudo tem o objetivo de realizar um levantamento da literatura produzida na área educacional e que discute a questão da pesquisa a partir da perspectiva da formação docente e do desenvolvimento profissional. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura com a consulta de dissertações e teses publicadas entre os anos 2019- 2024, disponíveis no Catálogo de Teses & Dissertações – CAPES. Os resultados mostraram que a formação do professor-pesquisador permite que o exercício da docência seja voltado para a postura reflexiva e a transformação das práticas para mudar o que não está dando certo nesse cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Professor Pesquisador no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia. 

Paula Paraguassú Brandão, Universidade Estácio de Sá

Nutricionista e Pós-doutora. Tem Graduação em Nutrição (UERJ-2005), Mestrado (2007), Doutorado (2010) em Ciências (FisClinex-UERJ) e Pós-Doutorados: PACC/UFRJ/Coventry University UK (2014); PPGENFBIO/UNIRIO (2016). Tem Especializações: Nutrição Esportiva pela UFRJ (2009); Gastronomia Funcional pela UniSUAM (2015); Fitoterapia pela Estácio (2016). Foi Professora Visitante do Programa de Doutorado PPGEnFBio/UNIRIO (2018 - 2020). É Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição na Estácio de Sá Campus Centro I - Presidente Vargas, Professora da Universidade Celso Lisboa - UCL (desde 2006) e da Estácio de Sá (desde 2019) e de pós-graduações: FINAMA/FCC/PA (desde 2017); UNIT/SE (desde 2018); UCAM/RJ online (desde 2019); UFRJ/EEFD (desde 2017). Foi nutricionista e encarregada de saúde na Marinha do Brasil (2011 2018); Clube Ginástico Português (2007 2010). Nutricionista da Equipe Amazonas Bike de Ciclismo (desde 2005); Nutricionista e Diretora de Saúde da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ de 2009 a 2016). Pesquisadora integrante do LaNuBE e do LABIMH/UNIRIO, Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7440515968891360. É Pesquisadora Colaboradora (PPGEnFBio/UNIRIO desde 2020), International Human Motricity Network (desde 2012), Rede Acadêmica Dialogos en Mercosur (desde 2020). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica e Esportiva, atuando principalmente como pesquisadora nos seguintes temas: Controle de peso, Nutrição Esportiva de alto rendimento, Transtornos Alimentares.

Frank Cardoso, Centro Universitário Vale do Cricaré

Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, pós graduado em Ciências Pedagógicas do Esporte, Gestão Públicas de Cidades e Docência do Ensino Superior. Atualmente é professor do CENTRO UNIVERSITÁRIOVALE DO CRICARÉ - SAO MATEUS no curso de Graduação em Licenciatura/Bacharel da Educação Física, Bacharel em Fisioterapia, Pedagogia e História.. Coordenador do CEP - Comitê de Ética e pesquisa desta instituição. Atuou como coordenador dos Projetos Sociais, PAIES - Programa de Ações Integradas Esportivas da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude e CEPAF - Centro de Promoção de Atividade Física da Secretaria Municipal de Saúde. Atuou como Subsecretário Municipal de Lazer e Juventude de 2013 a 2015 e Secretário Municipal de Lazer e Juventude em 2016. Professor Mestre Efetivo na Prefeitura de São Mateus, atualmente trabalhando na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude de São Mateus ES. Conselheiro e Membro da diretoria (1 Secretário) do Conselho Regional De Educação Física - CREF 22 ES.

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Autor do livro Educação Física e Desenvolvimento Regional, atualmente é Pró-reitor de Inovação, Extensão e Pesquisa e coordena dos Cursos de: Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Vale do Cricaré. Na mesma IES, coordena do Comitê de Ética em Pesquisa e integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da FVC.. Foi Subsecretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atuou como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus, Hospital Roberto A. Silvares e integrou a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15.

Downloads

Publicado

26-11-2024

Como Citar

FREITAS, V. da S.; BRANDÃO, P. P. .; CARDOSO, F. .; ABREU, J. R. G. de . A formação do professor-pesquisador e os impactos no exercício da ação docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16104, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16104. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16104. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência