Gestos de cuidado

dimensão necessária ao processo de alfabetização filosófica!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16096

Palavras-chave:

Formação docente, Invenção, Paulo Freire, Rio Grande do Norte

Resumo

Em 2022, uma equipe de professores e professoras do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias - NEFI, da UERJ realizou a primeira alfabetização filosófica em Pau dos Ferros, RN. Paulo Freire foi a inspiração, a sua vida e prática educativa, o seu projeto-piloto de alfabetização que realizou em 1963, na cidade de Angicos, RN, próximo de Pau dos Ferros. A partir desta experiência surge a questão:  o que faz com que uma alfabetização filosófica possa receber esse nome? No texto, escrito de forma narrativa com perguntas que  interpelam a quem é docente, coloca atenção na forma, nos comos ou modos, que foram cuidados para desenvolver essa formação. Não pretende-se definir o método para fazer uma alfabetização filosófica, pelo contrário, também com Freire, se afirma que não existe método preestabelecido para isto.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Corina Salas Correa, UERJ

Mestra em Educação (ProPEd/ UERJ). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Maria Reilta Dantas Cirino, UERN

Doutora em Educação (ProPEd/ UERJ). Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Downloads

Publicado

09-12-2024

Como Citar

CORREA, A. C. S.; CIRINO, M. R. D. . Gestos de cuidado: dimensão necessária ao processo de alfabetização filosófica!. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16096, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16096. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16096. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação