A Formação Continuada de Professores e a Promoção da Pesquisa Escolar

Articulações Necessárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16095

Palavras-chave:

Formação docente, Pesquisa-ação, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este estudo revela uma parceria entre um grupo de estudos de uma universidade federal e uma escola do Rio Grande do Sul. Explora um processo contínuo de formações por meio de oficinas, e a pesquisa escolar. Inserido na pesquisa-ação e focando na fase de Reavaliação/Reflexão, o estudo destaca percepções, desafios e aspectos positivos da pesquisa em sala. Os resultados mostram que a pesquisa é vista como ferramenta essencial para a reflexão e construção do conhecimento, aumentando o interesse dos estudantes e permitindo a definição de temas relevantes. A formação continuada trouxe benefícios significativos, melhorando a eficácia das aulas e incentivando a reflexão sobre o ensino-aprendizagem. No entanto, desafios como desinteresse dos estudantes, infraestrutura inadequada e restrições de tempo foram identificados. Em conclusão, essa parceria gerou decorrências significativas, refletindo no desenvolvimento profissional dos professores e na qualidade da educação, promovendo uma formação docente sólida

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Biografia do Autor

Vanessa Candito, UFRGS

Doutoranda em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Ciências Biológicas. Especialista em Educação Ambiental e Especialista em Conservação da Biodiversidade.

Karla Mendonça Menezes, UNISC

Pós-Doutoranda em Promoção da Saúde, pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutora em Educação em Ciências, pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Educação Física. Especialista em Atividade Física e Saúde. Licenciada em Educação Física.

Carolina Braz Carlan Rodrigues, UFSM

Doutora em Educação em Ciências, pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Educação Física. Especialista em Treinamento, Musculação e Atividade Física. Mestra em Educação em Ciências.

Felix Alexandre Antunes Soares, UFSM

Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

10-12-2024

Como Citar

CANDITO, V.; MENEZES, K. M. .; RODRIGUES, C. B. C.; SOARES, F. A. A. A Formação Continuada de Professores e a Promoção da Pesquisa Escolar: Articulações Necessárias. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16095, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16095. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16095. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência