A Formação Continuada de Professores e a Promoção da Pesquisa Escolar
Articulações Necessárias
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16095Palavras-chave:
Formação docente, Pesquisa-ação, Práticas PedagógicasResumo
Este estudo revela uma parceria entre um grupo de estudos de uma universidade federal e uma escola do Rio Grande do Sul. Explora um processo contínuo de formações por meio de oficinas, e a pesquisa escolar. Inserido na pesquisa-ação e focando na fase de Reavaliação/Reflexão, o estudo destaca percepções, desafios e aspectos positivos da pesquisa em sala. Os resultados mostram que a pesquisa é vista como ferramenta essencial para a reflexão e construção do conhecimento, aumentando o interesse dos estudantes e permitindo a definição de temas relevantes. A formação continuada trouxe benefícios significativos, melhorando a eficácia das aulas e incentivando a reflexão sobre o ensino-aprendizagem. No entanto, desafios como desinteresse dos estudantes, infraestrutura inadequada e restrições de tempo foram identificados. Em conclusão, essa parceria gerou decorrências significativas, refletindo no desenvolvimento profissional dos professores e na qualidade da educação, promovendo uma formação docente sólidaDownloads
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Publicado
10-12-2024
Como Citar
CANDITO, V.; MENEZES, K. M. .; RODRIGUES, C. B. C.; SOARES, F. A. A. A Formação Continuada de Professores e a Promoção da Pesquisa Escolar: Articulações Necessárias. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16095, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16095. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16095. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência
Licença
Copyright (c) 2024 Vanessa Candito, Karla Mendonça Menezes, Carolina Braz Carlan Rodrigues, Felix Alexandre Antunes Soares

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