Atividades escolares fora da sala de aula no Geoparque Quarta Colônia, RS, Brasil

implicações e interesses de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16048

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional de docentes, turismo pedagógico, formação continuada, docentes em exercício, espaços não escolares

Resumo

Educação, turismo e a conservação ambiental são pilares dos objetivos dos geoparques. Desta forma, a união do turismo à educação é fundamental para a efetividade dos geoparques. Esta pesquisa objetiva identificar o interesse de docentes do Geoparque Quarta Colônia (GQC) em aulas auxiliadas pelo turismo pedagógico (TP). O estudo deriva de um questionário aplicado durante uma oficina pedagógica voltada a docentes em exercício no GQC. Buscando identificar os perfis dos docentes usou-se Análise de Conteúdo de Bardin, e Análise Estatística Implicativa para compreender as propensões dos docentes para atividade de TP. Os resultados indicaram que docentes com maior tempo em sala de aula demonstraram menor propensão para o TP do que àqueles com menor tempo. A proximidade da escola ao local da ação do TP e identificações pessoais foram fatores substanciais. Neste sentido, é necessário identificar os interesses dos docentes, bem como, questões pessoais e profissionais implícitas em suas opções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nícolas de Souza Brandão de Figueiredo, Universidade Franciscana

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Mestre em Biodiversidade Animal (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2013).

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana. Doutora em  Educação em Ciências Química da Vida e Saúde (2015), pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação (1994) pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1985).

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

FIGUEIREDO, N. de S. B. de .; VESTENA, R. de F. . Atividades escolares fora da sala de aula no Geoparque Quarta Colônia, RS, Brasil: implicações e interesses de docentes. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16048, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16048. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16048. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo