Reflexões sobre criança, infâncias e corpo

Diálogo com o processo educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16041

Palavras-chave:

criança, infância, construção corporal, cultura, fenômeno educativo

Resumo

A compreensão da criança, das infâncias e de corpo como produções históricas, culturais e sociais, ocorridas a partir do campo das ciências humanas e sociais, tensionam o fenômeno educativo. Assumindo essas compreensões, este ensaio objetiva refletir sobre as transformações nas concepções de criança, infância e corpo em diálogo com o trabalho pedagógico. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico, de caráter crítico-reflexivo, que assume os temas citados como referências. O texto inicialmente faz uma incursão na compreensão de criança e infância e, na sequência, aborda a construção dos corpos como um modo de ser marcado pelo âmbito da cultura ou do corpo como uma produção simbólica. Sustenta-se que as revisões ontológico-epistêmicas nas concepções de criança, infâncias e corpo são prerrogativas para pensar o fenômeno educativo, pois esses conceitos são categorias dialógicas e complementares que requerem ser conhecidas e reconhecidas como essenciais pelos educadores no trabalho pedagógico das infâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon William Paludo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestrando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2022). Membro do Grupo de Pesquisa "Diversidades, Educação Inclusiva e Práticas educativas" (GEDEIPE). Tem como interesse de pesquisa as temáticas que transitam entre: Corpo, Corporeidade, Gênero, Cultura e Infâncias. 

Maiara Olkoski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestranda em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, com bolsa CAPES. Pós-Graduada em Alfabetização e Letramento pela Universidade Anhanguera - Uniderp e em Gestão escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdade de Educação São Luís, FESL. Graduada em Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Integrante do grupo de pesquisa "Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas". Áreas de interesse e pesquisa: crianças, infâncias e socialização.

Martin Kuhn, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997. Graduação em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Especialista em Administração da Educação Pública (UFMT/1999). Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003). Doutor em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2016) e Universidad Autónoma de Madrid - UAM (Bolsista CAPES - PDSE). Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2017). Atualmente é professora Titular C e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Professor da Secretaria Estadual de Educação RS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade, saberes docentes, criança, infância e educação infantil. 

Downloads

Publicado

24-10-2024

Como Citar

PALUDO, M. W.; OLKOSKI, M.; KUHN, M. Reflexões sobre criança, infâncias e corpo: Diálogo com o processo educativo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16041, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16041. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16041. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo