Uma educação para a democracia

a Literatura de Testemunho no ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16029

Palavras-chave:

Literatura de Testemunho, Ensino de HIstória, Democracia

Resumo

O ensino de humanidades é alvo constante de ataques que questionam sua utilidade e seu valor prático. Esses ataques desconsideram que o espaço escolar e o próprio ensino não devem servir apenas como espaços de aprendizagem técnica, com formação de mão-de-obra para atender às demandas do capital. Tanto a educação formal quanto o ensino devem estar voltados para a formação integral dos sujeitos. E isso implica formar cidadãos completos e educá-los para a Democracia. Neste artigo, faremos um panorama dos ataques ao ensino de humanidades, seguido de uma discussão sobre a importância das humanidades para a consolidação da Democracia. Em seguida serão discutidas possibilidades de intersecção entre Literatura de Testemunho e Ensino de História, sob a perspectiva do conceito de Grande Tempo proposto por Bakhtin, para uma formação integral dos estudantes e para o fortalecimento dos valores democráticos.

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Biografia do Autor

Letícia Queiroz De Carvalho, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo, atuando nas licenciaturas de Letras Português (EAD e presencial) e nos Mestrados Profissionais em Letras - Profletras e Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades. Pesquisa a área de Literatura e Educação, Formação Docente, Estudos Bakhtinianos e Pedagogia Social.

Luiz de Souza Porto Coêlho, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Mestrando em Ensino de Humanidades no Ifes – Vitória, na linha de formação de professores. Graduado em Filosofia pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo (2012) e em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Atualmente é professor de História na Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo e na Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha - ES. Áreas de interesse: teoria e metodologia do Ensino de História; totalitarismo; autoritarismo; Segunda Guerra Mundial; Literatura de Testemunho; cotidiano, cultura e sexualidade.

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Publicado

06-10-2024

Como Citar

DE CARVALHO, L. Q. .; COÊLHO, L. de S. P. . Uma educação para a democracia: a Literatura de Testemunho no ensino de História. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16029, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16029. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16029. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo