A pesquisa na formação inicial de professores

diálogos com Charles Wright Mills

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16016

Palavras-chave:

estágio supervisionado, formação de professores, artesanato intelectual, pesquisa, Charles Wright Mills

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir acerca do lugar da pesquisa na formação inicial de professores, tendo como ponto de partida o clássico texto do sociólogo Charles Wright Mills, Do artesanato Intelectual, publicado como apêndice de sua obra A Imaginação Sociológica, de 1959. Situando-nos no debate sobre a formação de professores/as-pesquisadores/as, e sobre a articulação teórico-prática por ela potencializada, buscamos discutir de que modo os apontamentos feitos por Mills para a prática da pesquisa podem subsidiar a aprendizagem da prática docente. Como forma de ancorar empiricamente a discussão, identificamos de que maneiras os princípios da pesquisa e do agir investigativo contidos no texto de Mills são desenvolvidos concretamente nas produções derivadas dos estágios docentes dos cursos de licenciatura em Educação Física e licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais, nos quais atuamos na docência e orientação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziele Ramos Schweig, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG. Bacharel (2006) e Licenciada (2007) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre (2009) e Doutora (2015) em Antropologia Social pela mesma instituição. No doutorado, realizou estágio sanduíche na University of Saskatchewan/Canadá e missão de estudos na Finlândia (2014). Foi professora na Faculdade de Educação da UFRGS (2012-2013) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS (2015-2018). Tem experiência com pesquisa etnográfica e em projetos colaborativos em educação. Seus interesses envolvem: etnografia e/na educação; formação docente; esquizoanálise; articulações entre arte, ciência e educação; processo criativo; estudos sociais da ciência e da tecnologia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Docência da FaE/UFMG - Linha de pesquisa: Educação, Ensino e Humanidades.

Cláudio Márcio Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutorado em Educação pela UFMG no ano de 2011. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, pertencente à Faculdade de Educação da UFMG (DMTE/FAE/UFMG), lecionando nos cursos de Educação Física e Pedagogia. Nesta instituição coordena o Grupo de Estudos "CIVITAS: Corpo, Cidade e Práticas Sociais", cadastrado junto ao CNPq desde 2017. Atuou também como Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo coordenador da subárea de Educação Física do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, vinculado à CAPES) entre 2013-2016. Foi também membro, no mesmo período, do GEPTCE (Grupo Estudos e pesquisas Teoria Crítica e Educação). Nesta mesma instituição fundou e coordenou por quatro anos o Núcleo de Estudos "CIVITAS: Corpo, Cidade e Práticas Sociais". Filiado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) desde 1994, ocupou o cargo de Secretário do CBCE em Minas Gerais (gestão 2014-2016) e atuou por duas gestões no comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Educação Física/Esportes e Escola (GTT-Escola, 2003-2005 e 2005-2007). Tendo atuado como professor por 16 anos em diferentes níveis de ensino da Educação Básica, possui experiência nas áreas de Educação Física e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente desenvolve suas ações com ênfase nos seguintes temas de pesquisa e intervenção: Educação Física Escolar; Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; relações entre corpo e educação; processos formativos e educação dos corpos/sentidos na cidade.

Downloads

Publicado

14-12-2024

Como Citar

SCHWEIG, G. R.; OLIVEIRA, C. M. A pesquisa na formação inicial de professores: diálogos com Charles Wright Mills. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16016, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16016. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16016. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência