A pesquisa na formação inicial de professores
diálogos com Charles Wright Mills
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16016Palavras-chave:
estágio supervisionado, formação de professores, artesanato intelectual, pesquisa, Charles Wright MillsResumo
Este artigo tem por objetivo refletir acerca do lugar da pesquisa na formação inicial de professores, tendo como ponto de partida o clássico texto do sociólogo Charles Wright Mills, Do artesanato Intelectual, publicado como apêndice de sua obra A Imaginação Sociológica, de 1959. Situando-nos no debate sobre a formação de professores/as-pesquisadores/as, e sobre a articulação teórico-prática por ela potencializada, buscamos discutir de que modo os apontamentos feitos por Mills para a prática da pesquisa podem subsidiar a aprendizagem da prática docente. Como forma de ancorar empiricamente a discussão, identificamos de que maneiras os princípios da pesquisa e do agir investigativo contidos no texto de Mills são desenvolvidos concretamente nas produções derivadas dos estágios docentes dos cursos de licenciatura em Educação Física e licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais, nos quais atuamos na docência e orientação.Downloads
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Publicado
14-12-2024
Como Citar
SCHWEIG, G. R.; OLIVEIRA, C. M. A pesquisa na formação inicial de professores: diálogos com Charles Wright Mills. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16016, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16016. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16016. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência
Licença
Copyright (c) 2024 Graziele Ramos Schweig, Cláudio Márcio Oliveira

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