As implicações das ideias neoliberais presentes na reforma do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15985Palavras-chave:
Educação, Ideologia, Novo Ensino Médio, NeoliberalismoResumo
Com a reforma do “Novo” Ensino Médio, evidenciamos traços da ideologia neoliberal. Nesse contexto, o artigo problematiza algumas questões: O que é, afinal, o neoliberalismo? De que forma essas ideias se fazem presentes e modulam o novo ensino médio? E quais outras linhas emergem dessas problematizações? Essas questões estão implicadas sobre as ideias neoliberais presentes na reforma do Ensino Médio. Para alcançar esse propósito, mapeamos estudos que abordam esses conceitos utilizando o Método Cartográfico numa visão pós-crítica/pós-estruturalista. A ideologia neoliberal se manifesta na figura do “empreendedor” dentro da educação, uma categoria amplamente incentivada pela lógica do mercado flexível, que se impõe no modelo escolar do “Novo” Ensino Médio. Concluímos haver um intenso processo de precarização da educação, resultando em um acesso a uma educação ainda mais fragmentada, voltada para as demandas do mercado de trabalho capitalista. Portanto, ressaltamos a necessidade de lutar pela retomada de uma educação humanística.Downloads
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Publicado
17-09-2024
Como Citar
SOARES, G. A.; BRITO, Y. S. L.; DOLZANE, M. I. F. As implicações das ideias neoliberais presentes na reforma do Ensino Médio. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15985, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15985. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15985. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Araújo Soares, Ynara Silva Luniere Brito, Maria Ione Feitosa Dolzane

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