As implicações das ideias neoliberais presentes na reforma do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15985

Palavras-chave:

Educação, Ideologia, Novo Ensino Médio, Neoliberalismo

Resumo

Com a reforma do “Novo” Ensino Médio, evidenciamos traços da ideologia neoliberal. Nesse contexto, o artigo problematiza algumas questões: O que é, afinal, o neoliberalismo? De que forma essas ideias se fazem presentes e modulam o novo ensino médio? E quais outras linhas emergem dessas problematizações? Essas questões estão implicadas sobre as ideias neoliberais presentes na reforma do Ensino Médio. Para alcançar esse propósito, mapeamos estudos que abordam esses conceitos utilizando o Método Cartográfico numa visão pós-crítica/pós-estruturalista. A ideologia neoliberal se manifesta na figura do “empreendedor” dentro da educação, uma categoria amplamente incentivada pela lógica do mercado flexível, que se impõe no modelo escolar do “Novo” Ensino Médio. Concluímos haver um intenso processo de precarização da educação, resultando em um acesso a uma educação ainda mais fragmentada, voltada para as demandas do mercado de trabalho capitalista. Portanto, ressaltamos a necessidade de lutar pela retomada de uma educação humanística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Especialização em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (2023). Atualmente, está cursando o mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) pela Universidade Federal do Amazonas.

Ynara Silva Luniere Brito, Secretária de Educação e Desporto Escolar do Amazonas

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2024). Professora de Matemática pela Secretária de Educação e Desporto Escolar do Amazonas.

Maria Ione Feitosa Dolzane, Universidade Federal do Amazonas

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas-UFAM - atuando no Centro de Educação a Distância na área de Gestão de Projetos e Sistemas para a Educação a Distância.

Downloads

Publicado

17-09-2024

Como Citar

SOARES, G. A.; BRITO, Y. S. L.; DOLZANE, M. I. F. As implicações das ideias neoliberais presentes na reforma do Ensino Médio. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15985, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15985. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15985. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo