Planejamento de ações e o uso de recursos no Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15980

Palavras-chave:

Educação Especial, Planejamento Docente, Práticas Pedagógicas, Professoras

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a prática docente no Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil de três Centros Municipais de Educação Infantil de João Pessoa, Paraíba. O objetivo é apresentar uma análise dos planejamentos e ações docentes, bem como o uso dos recursos e materiais pedagógicos no Atendimento Educacional Especializado. Como suporte metodológico, utilizou-se a técnica de observação, e o diário de campo foi o instrumento de coleta de dados. Os resultados mostraram que as três professoras especialistas realizavam frequentemente o planejamento das ações pedagógicas e recorriam às práticas lúdicas, nas quais eram usados recursos e materiais pedagógicos (recursos de Tecnologia Assistiva, jogos pedagógicos, desenhos e recursos tecnológicos como televisão e mesa digital), proporcionando mais oportunidades para que o público-alvo, crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação, tivesse momentos de descobertas, de autodescobertas e de interação com a professora e os demais parceiros da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diângela Cardoso Maciel, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação na Linha Processos de Ensino-Aprendizagem UFPB/ PPGE(2024). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal da Paraíba (2020-2021). Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado: Programa de Forma/Ação Docente na área da Deficiência Visual Universidade Federal da Paraíba (2018-2019), Atividade de Extensão Atendimento Educacional Especializado (AEE) Universidade Federal da Paraíba (2020). Experiência na área de Educação como Professora. Desenvolveu pesquisas na área da Educação Infantil com as temáticas: Brincar, Práticas Pedagógicas, Políticas de Formação de Professores e Educação Infantil Inclusiva.Atuou como voluntária no projeto de extensão PROLICEN 2021: (AUTO)FORMAÇÃO DOCENTE E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: o uso da fotografia e do diário de campo na Educação Infantil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil - GEPEI/UFPB/CNPQ.

Munique Massaro, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunto do departamento de Habilitações Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, campus João Pessoa. Doutora em Educação, linha Educação Especial, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com doutorado sanduíche na Universidade de Oslo - Noruega (2016). Mestre em Educação, linha Educação Especial no Brasil, pela UNESP (2012). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Física pela UNESP (2009). Atuo na área da Educação Especial, principalmente na temática Comunicação Suplementar e Alternativa na Escola. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial (GEPE) da Universidade Federal da Paraíba e do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

21-10-2024

Como Citar

CARDOSO MACIEL, D.; MASSARO, M. Planejamento de ações e o uso de recursos no Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15980, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15980. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15980. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo