A participação guiada como um dispositivo de interação verbal na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15962

Palavras-chave:

educação infantil, interação verbal, ação de linguagem, participação guiada

Resumo

O presente artigo constitui-se em um recorte de uma pesquisa que apresenta o resultado das investigações sobre a interação verbal entre professoras e crianças pequenas. Aponta quais e de que natureza são os dispositivos acionados para que os sujeitos atuem com/sobre os outros pela/com/sobre a linguagem. Objetiva-se apresentar um desses dispositivos: a participação guiada. O estudo fundamenta-se no campo histórico-cultural e sociodiscursivo, em especial, de produções de Bakhtin/Volochínov (2014), Bakhtin (2011), Vigotsky (2007), Rogoff (2005) e Bronckart (1999). A investigação, de cunho qualitativo, com pesquisa etnográfica educacional ocorreu com crianças de uma instituição pública e teve a observação como principal instrumento de pesquisa. Conclui-se que a interação verbal afeta a linguagem da criança e que a participação guiada (Rogoff,1998), como um dispositivo, pode acionar as condições para que os sujeitos, atuem pela/com/sobre a linguagem e para que se constituam como atores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Bragagnolo, Universidade de Passo Fundo

É graduada em Pedagogia (1994), Mestre (2004) e Doutora (2016) em Educação pela Universidade de Passo Fundo, com estágio sanduíche na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP). É professora e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo, no curso de Pedagogia, com docência nas áreas da linguagem, práticas de ensino, estágio e infância, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, na área da aprendizagem. Coordena o projeto de extensão Territórios da Infância: a cidade pela voz das crianças. Realiza estudos sobre as temáticas: interação verbal e aprendizagem com crianças, participação infantil, curricularização da extensão; criança e cidade. Participa da Rede UniTwin Unesco – A Cidade que Educa e Transforma.

Downloads

Publicado

13-07-2024

Como Citar

BRAGAGNOLO, A. A participação guiada como um dispositivo de interação verbal na educação infantil . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15962, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15962. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15962. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo