O Ensino Híbrido no Ensino de Ciências

uma revisão sistemática da literatura do cenário nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15948

Palavras-chave:

revisão de literatura;, estratégias didático-pedagógicas;, ensino híbrido.

Resumo

Esse compilado da dissertação de mestrado, apresenta uma revisão sistemática sobre o cenário do ensino híbrido no ensino de ciências no Brasil. Buscou-se por produções literárias entre 2015 e 2019, guiado por um protocolo criado, nas bases do Portal de Periódicos da CAPES/MEC; Scientific Eletronic Library Online - SciELO e periódicos eletrônicos nas áreas de Educação, Ensino e Ensino de Ciências e Matemática. Em abordagem qualitativa, os 16 artigos elucidados, dados os critérios estabelecidos, foram identificados e analisados, revelando o ensino híbrido no ensino de ciências como excelente metodologia para mediação pedagógica, possibilitando a interação, a colaboração e a autonomia discente, destacando-se sua viabilidade metodológica, trazendo a inserção de tecnologias digitais, como potencial mediador, em processos de ensino e aprendizagem. E, por fim, revela-se latente como uma possibilidade de caminho para inovação pedagógica, favorável às novas práticas docentes, participação ativa e autônoma dos estudantes envolvidos nas estratégias didático-pedagógicas propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fausto José de Araújo Muniz, UFRPE/ Pos-graduando no Doutorado em Rede Nordeste de Ensino

Doutorando na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UFRPE). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (PPGECM/UFPE); Pós-graduação (lato sensu) em Gestão Ambiental pela Faculdade Frassinetti do Recife; Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco; Licenciado em Ciências - Hab. Biologia pela Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Licenciado em Matemática - EAD pela Universidade Federal de Pernambuco.

Marcos Alexandre de Melo Barros, Doutor em Ensino das Ciências. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE).

Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE); Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre e Doutor em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com estágio doutoral na Universidade de Wolverhampton na Inglaterra; Atualmente fazendo pós-doctor na Kings College London na Inglaterra.

Gilvaneide Ferreira de Oliveira, Professora do Programa de Pós-graduação Rede Nacional de Ensino (RENOEN), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Professora Pós-doutora em Docência Transdisciplinar pela UFRN; Doutora em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira/Portugal; Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Especialista em Gestão da Educação pela European Universit; Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco; Bacharelado em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

24-09-2024

Como Citar

MUNIZ, F. J. de A.; BARROS, M. A. de M. .; OLIVEIRA, G. F. de. O Ensino Híbrido no Ensino de Ciências: uma revisão sistemática da literatura do cenário nacional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15948, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15948. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15948. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo