As representações do professor na educação bilíngue para surdos
uma análise discursiva de orientações do manual didático
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15938Palavras-chave:
Educação bilíngue para surdos, Livro didático, Análise Dialógica do DiscursoResumo
Este trabalho objetiva investigar representações sobre o professor da educação bilíngue para surdos expressas na seção de orientações do livro do professor Português para crianças surdas: leitura e escrita no cotidiano, de Silva e Guimarães (2018). O estudo de natureza interpretativa e qualitativa do referido livro didático se fundamenta na perspectiva dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin e estabelece diálogos com trabalhos que discutem questões relacionadas à modalidade de educação bilíngue para surdos. Os resultados da análise discursiva empreendida destacam um conjunto de representações que delineiam um perfil de profissional docente bem-informado sobre desdobramentos mais recentes dos estudos da linguagem e do campo da educação bilíngue, bem como sobre as diretrizes da legislação específica. Esses resultados suscitam discussões e reflexões acerca da relação livro didático e educação de surdos numa perspectiva bilíngue, bem como sobre a formação de professores no contexto do ensino de português como segunda língua para surdos.Downloads
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Publicado
10-09-2024
Como Citar
LUCENA, E. P. de .; OLIVEIRA, J. A. de .; SILVA, N. K. de O.; BESSA, J. C. R. As representações do professor na educação bilíngue para surdos: uma análise discursiva de orientações do manual didático. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15938, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15938. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15938. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Edcarlos Paz de Lucena, Joseilda Alves de Oliveira, Nara Karolina de Oliveira Silva, José Cezinaldo Rocha Bessa

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