As representações do professor na educação bilíngue para surdos

uma análise discursiva de orientações do manual didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15938

Palavras-chave:

Educação bilíngue para surdos, Livro didático, Análise Dialógica do Discurso

Resumo

Este trabalho objetiva investigar representações sobre o professor da educação bilíngue para surdos expressas na seção de orientações do livro do professor Português para crianças surdas: leitura e escrita no cotidiano, de Silva e Guimarães (2018). O estudo de natureza interpretativa e qualitativa do referido livro didático se fundamenta na perspectiva dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin e estabelece diálogos com trabalhos que discutem questões relacionadas à modalidade de educação bilíngue para surdos. Os resultados da análise discursiva empreendida destacam um conjunto de representações que delineiam um perfil de profissional docente bem-informado sobre desdobramentos mais recentes dos estudos da linguagem e do campo da educação bilíngue, bem como sobre as diretrizes da legislação específica. Esses resultados suscitam discussões e reflexões acerca da relação livro didático e educação de surdos numa perspectiva bilíngue, bem como sobre a formação de professores no contexto do ensino de português como segunda língua para surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edcarlos Paz de Lucena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGE/UERN), no Campus Avançado de Pau dos Ferros. É Graduado em Letras/Libras pela Universidade Federal da Paraíba e especialista em Libras pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). É Tradutor Intérprete de Libras efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Joseilda Alves de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Condado, PB

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, ambos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros. Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino das cidades de Condado e Malta, PB.

Nara Karolina de Oliveira Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutoranda e mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN). Graduada em Letras Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado de Pau dos Ferros. Membro do Grupo do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED). 

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES). Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL). Líder do Grupo do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED). 

Downloads

Publicado

10-09-2024

Como Citar

LUCENA, E. P. de .; OLIVEIRA, J. A. de .; SILVA, N. K. de O.; BESSA, J. C. R. As representações do professor na educação bilíngue para surdos: uma análise discursiva de orientações do manual didático. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15938, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15938. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15938. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo