Uso de Aplicativos Móveis no Ensino de Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15911

Palavras-chave:

dispositivos móveis, inglês, potencialidades

Resumo

Este estudo de abordagem qualitativa teve por objetivo analisar a produção científica que trata do ensino da Língua Inglesa mediado pelas tecnologias digitais visando destacar contribuições importantes sobre a utilização de aplicativos móveis para o ensino da Língua Inglesa, destacando  potencialidades e limitações do uso de aplicativos. Foi realizada uma revisão de literatura com base em 3 artigos e 7 dissertações. A pesquisa bibliográfica ocorreu nas bases de dados da CAPES e do Google Acadêmico, delimitada entre os anos de 2017 a 2022. Com base nos trabalhos analisados percebe-se que as tecnologias digitais podem ser utilizadas como instrumentos potencializadores no ensino de LI, como uma forma de romper com ensino tradicional, baseado somente na explanação   de conteúdos pelo professor em sala de aula. No que se refere ao uso de aplicativos móveis, constata-se que o Duolingo é uma ferramenta que pode auxiliar no ensino e na aprendizagem da Língua Inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kedman Jesus Silva, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestrado em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari – Univates/RS. Especialização em Metodologia do Ensino Superior. Graduação em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI.  Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos das Práticas Educativas e Formação Humana - NEPEH, do(a) Instituto Federal do Maranhão.

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UnivatesRS/Brasil. Professor titular do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Integrante do grupo de pesquisa "O Ensinar da Infância à Idade Adulta: olhares de professores e alunos". Tem experiência na área do Ensino e da Educação Física Escolar atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, Educação Física escolar, Formação de Professores, TDICs e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

21-10-2024

Como Citar

SILVA, K. J.; NEUENFELDT, D. J. . Uso de Aplicativos Móveis no Ensino de Língua Inglesa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15911, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15911. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15911. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo