Sobre o escutar e algumas outras coisas perdidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15901

Palavras-chave:

escuta, escola, atenção, voz, livros ilustrados

Resumo

O presente artigo problematiza o lugar outorgado à escuta nas práticas pedagógicas. Ele nutre-se dos aportes teóricos de Simone Weil sobre a atenção, de George Petropoulos sobre o adultocentrismo e Carlos Lenkensdorf sobre o escutar na cultura tojolabal. Apresenta uma experiência pedagógica numa instituição pública de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro baseada na leitura compartilhada de dois textos de literatura infantil perguntando em que medida a escuta de histórias como essas pode educar nossa capacidade de escuta. A partir de um terceiro livro ilustrado, o texto busca gerar em leitoras e leitores uma hospitalidade para a escuta na forma de perguntas sem resposta que culminam na pergunta: “quais mundos poderiam nascer em escolas escutantes?”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Karla Magalhães Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II. Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Atua nas áreas de Filosofia, Sociologia e Educação, com ênfase nos estudos da Cultura e da Arte.

Walter Omar Kohan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ). Coordena desde 2007 o Projeto de Extensão em Escola Pública ("Em Caixas a Filosofia em-caixa?, UERJ/FAPERJ) e Projetos de Pesquisa Interinstitucionais junto a Universidades Nacionais e Internacionais. É orientador de monografia, mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de ensino de filosofia, infância e filosofia da educação.

Downloads

Publicado

28-10-2024

Como Citar

MAGALHÃES SILVA, R. K.; KOHAN, W. O. Sobre o escutar e algumas outras coisas perdidas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15901, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15901. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15901. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência