O uso do livro didático na educação infantil
alguns apontamentos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15871Palavras-chave:
PNLD, Estudos da Infância, Educação Infantil, Livro Didático, CriançasResumo
O presente artigo é decorrente de duas pesquisas teóricas, que investigaram o uso do livro didático na educação infantil, realizando apontamentos baseados nos Estudos da Infância. Assim, propõe-se: i) analisar as concepções de infância, criança e educação infantil presentes em livros didáticos voltados às crianças; ii) compreender o lugar dos processos de leitura e escrita nessa etapa da educação básica. Como metodologia para escrita deste texto, desenvolveu-se uma análise documental e de conteúdo dos volumes I e II de uma obra aprovada no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD-2022) e que foi adotada em diversas escolas públicas de municípios mineiros. Os resultados apontam que as concepções de criança, infância e educação infantil se amparam em uma organização didática atrelada aos Direitos de Aprendizagem. Contudo, a maioria das atividades privilegiam tarefas de leitura e escrita mecânicas destinadas à preparação para o ensino fundamental.Downloads
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Publicado
06-09-2024
Como Citar
MALETTA, A. P. B. .; MOURA, T. A. de. O uso do livro didático na educação infantil: alguns apontamentos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15871, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15871. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15871. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Paula Braz Maletta, Taís Aparecida de Moura

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