A linguagem e a tensão entre o professor e o filósofo no pensamento de Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15783Palavras-chave:
Nietzsche, Professor, Filósofo, Linguagem, ZaratustraResumo
Este artigo procura apontar para a existência de uma tensão entre a figura do filósofo e a do professor no pensamento de Friedrich Nietzsche, tomando como ponto de partida sua célebre obra Assim Falou Zaratustra (1883-1884). Propomos pensar essa tensão sob a seguinte perspectiva: Nietzsche defende o caráter pessoal da filosofia e avalia, ao mesmo tempo, que o grande perigo que ronda o professor é perder a seriedade consigo e pensar as coisas somente em relação aos seus alunos. A narrativa de Assim Falou Zaratustra nos mostra como o problema da linguagem é um dos principais elementos envolvidos na caracterização dessa tensão. Nesse cenário, articulamos a figura do mestre cantor com a concepção nietzschiana de filosofia como uma atividade pessoal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-08-2024
Como Citar
GOMES, L. V. A linguagem e a tensão entre o professor e o filósofo no pensamento de Nietzsche. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15783, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15783. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15783. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Laurici Vagner Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.