A linguagem e a tensão entre o professor e o filósofo no pensamento de Nietzsche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15783

Palavras-chave:

Nietzsche, Professor, Filósofo, Linguagem, Zaratustra

Resumo

Este artigo procura apontar para a existência de uma tensão entre a figura do filósofo e a do professor no pensamento de Friedrich Nietzsche, tomando como ponto de partida sua célebre obra Assim Falou Zaratustra (1883-1884). Propomos pensar essa tensão sob a seguinte perspectiva: Nietzsche defende o caráter pessoal da filosofia e avalia, ao mesmo tempo, que o grande perigo que ronda o professor é perder a seriedade consigo e pensar as coisas somente em relação aos seus alunos. A narrativa de Assim Falou Zaratustra nos mostra como o problema da linguagem é um dos principais elementos envolvidos na caracterização dessa tensão. Nesse cenário, articulamos a figura do mestre cantor com a concepção nietzschiana de filosofia como uma atividade pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurici Vagner Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui experiência nas áreas de Ciências Sociais e Filosofia, atuando como docente no ensino superior, principalmente em Antropologia e Filosofia, e no ensino médio, nas disciplinas de Sociologia e Filosofia. Atualmente trabalha na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, atuando como docente no curso de Pedagogia, como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia (NEPESF),como coordenador do Grupo de Estudos Nietzsche e a Educação (GENED), como professor do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

GOMES, L. V. A linguagem e a tensão entre o professor e o filósofo no pensamento de Nietzsche. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15783, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15783. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15783. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo