Professores em início de carreira docente
contribuições de um acompanhamento durante um curso de formação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15777Palavras-chave:
formação de professores, professor em início de carreira, inserção profissionalResumo
O presente artigo trata da articulação da temática sobre professores em início de carreira e um curso de formação. Essa produção centrou-se na experiência das professoras participantes do curso. Objetiva-se compreender, neste artigo, de que forma as práticas formativas instituídas pelas formadoras do curso potencializam uma aprendizagem coletiva da docência. Tomamos como objeto de estudo a pesquisa de mestrado de uma das professoras, referente ao seu processo formativo. Sustentadas na perspectiva bakhtiniana de fazer ciência, buscando desvendar a verdade-pravda do singular, são apresentadas as propostas produzidas no curso. Considerando as lacunas existentes nas políticas públicas de formação no Brasil, a participação destas professoras em início de carreira em um curso de formação direcionado a esta fase da docência, foi fundamental para auxiliá-las a enfrentar os desafios presentes no cotidiano escolar. Concluímos pela urgência de criar espaços formativos que atendam às necessidades dos professores em início de carreira.Downloads
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Publicado
03-11-2024
Como Citar
MACEDO, L. C. de .; CHALUH, L. N.; CARITÁ , G. .; BRANDE, C. A. . Professores em início de carreira docente: contribuições de um acompanhamento durante um curso de formação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15777, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15777. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15777. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Letícia Costa de Macedo, Laura Noemi Chaluh, Gabriela Caritá , Carla Andréa Brande

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