Professores em início de carreira docente

contribuições de um acompanhamento durante um curso de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15777

Palavras-chave:

formação de professores, professor em início de carreira, inserção profissional

Resumo

O presente artigo trata da articulação da temática sobre professores em início de carreira e um curso de formação. Essa produção centrou-se na experiência das professoras participantes do curso. Objetiva-se compreender, neste artigo, de que forma as práticas formativas instituídas pelas formadoras do curso potencializam uma aprendizagem coletiva da docência. Tomamos como objeto de estudo a pesquisa de mestrado de uma das professoras, referente ao seu processo formativo.  Sustentadas na perspectiva bakhtiniana de fazer ciência, buscando desvendar a verdade-pravda do singular, são apresentadas as propostas produzidas no curso. Considerando as lacunas existentes nas políticas públicas de formação no Brasil, a participação destas professoras em início de carreira em um curso de formação direcionado a esta fase da docência, foi fundamental para auxiliá-las a enfrentar os desafios presentes no cotidiano escolar. Concluímos pela urgência de criar espaços formativos que atendam às necessidades dos professores em início de carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Costa de Macedo, UNESP - Rio Claro/SP

Professora - Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro / Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Laura Noemi Chaluh, UNESP - Rio Claro/SP

Professora Livre-Docente. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências de Rio Claro / SP. Pós-doutorado em Linguística.

Gabriela Caritá , UNESP - Rio Claro/SP

Professora coordenadora - SME Rio Claro / Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Carla Andréa Brande, UNESP - Rio Claro/SP

Supervisora de Ensino – Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro / Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Downloads

Publicado

03-11-2024

Como Citar

MACEDO, L. C. de .; CHALUH, L. N.; CARITÁ , G. .; BRANDE, C. A. . Professores em início de carreira docente: contribuições de um acompanhamento durante um curso de formação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15777, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15777. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15777. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo