Desafios para operar o ensino colaborativo no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15764Palavras-chave:
Coensino, Educação Especial, InclusãoResumo
O ensino colaborativo na perspectiva inclusiva realiza um papel essencial na promoção da igualdade no ambiente educacional e social. Este estudo examina de forma abrangente a literatura existente sobre o ensino colaborativo na perspectiva inclusiva, visando compreender as práticas predominantes e identificar lacunas no contexto educacional. Realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, com fontes de busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a análise qualitativa dos dados foi empregada para sistematizar as informações. A abordagem do ensino colaborativo é considerada essencial e promissora para o processo de inclusão. Contudo, desafios como a falta de formação adequada para os professores, a escassez de tempo para o planejamento e operacionalização do ensino colaborativo e as políticas públicas insuficientes dificultam sua implementação prática. Portanto, é crucial reconhecer e superar esses obstáculos para garantir uma implementação efetiva do ensino colaborativo.Downloads
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Publicado
16-08-2024
Como Citar
BISSACOTTI, C.; DE OLIVEIRA PAVÃO, S. M. Desafios para operar o ensino colaborativo no contexto educacional . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15764, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15764. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15764. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Cíntia Bissacotti, Sílvia Maria de Oliveira Pavão

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