Desafios para operar o ensino colaborativo no contexto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15764

Palavras-chave:

Coensino, Educação Especial, Inclusão

Resumo

O ensino colaborativo na perspectiva inclusiva realiza um papel essencial na promoção da igualdade no ambiente educacional e social. Este estudo examina de forma abrangente a literatura existente sobre o ensino colaborativo na perspectiva inclusiva, visando compreender as práticas predominantes e identificar lacunas no contexto educacional. Realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, com fontes de busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a análise qualitativa dos dados foi empregada para sistematizar as informações. A abordagem do ensino colaborativo é considerada essencial e promissora para o processo de inclusão. Contudo, desafios como a falta de formação adequada para os professores, a escassez de tempo para o planejamento e operacionalização do ensino colaborativo e as políticas públicas insuficientes dificultam sua implementação prática. Portanto, é crucial reconhecer e superar esses obstáculos para garantir uma implementação efetiva do ensino colaborativo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Bissacotti, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Educação Especial - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2019). Especialista em Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada - IFSul (2022). Mestra em Educação na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da UFSM (2023). Doutoranda em Educação pela UFSM. 

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Inovação e Sistema Educativo - Universidad Autonoma de Barcelona (1998), doutorado em Educação - Universidad Autonoma de Barcelona (2003), e pós- doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação, educação especial, interdisciplinaridade, aprendizagem e ensino. 

Downloads

Publicado

16-08-2024

Como Citar

BISSACOTTI, C.; DE OLIVEIRA PAVÃO, S. M. Desafios para operar o ensino colaborativo no contexto educacional . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15764, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15764. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15764. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo