O popular como opção formativa

contribuições dos Estudos Culturais para a educação na era digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15758

Palavras-chave:

estudos culturais, tecnologias, cultura digital, educação, cultura popular

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de delinear as possibilidades de articulação entre os Estudos Culturais e o debate acadêmico sobre a educação na cultura digital. Para isso, caracteriza-se como um estudo bibliográfico do tipo ensaio que se concentra na busca de potenciais contribuições teóricas e conceituais, entre as quais, destacam-se a noção de cultura popular, as pedagogias culturais e os desafios à pesquisa e produção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Cruz Junior, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA). É membro do comitê científico do grupo de trabalho temático "Comunicação e Mídia" do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência nas áreas da Educação e Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, Formação Docente e Currículo, e Tecnologias Educacionais.Também atua com as seguintes temáticas: Formação profissional; Identidades e subjetividades docentes; Práticas de ensino; Interfaces entre Cultura Lúdica e Cultura Digital; Mídia-Educação (Física); Culturas Juvenis; Tecnologias de informação e comunicação em contextos educativos formais e não-formais. Foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) com estágio de Doutoramento realizado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal. Atualmente, é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/UFOPA, integrante do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LABOMIDIA/UFSC), do grupo de pesquisa EDUMIDIA/UFSC, além de líder do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Cultura, Comunicação e Educação (LINCCE/ICED/UFOPA).

Downloads

Publicado

04-11-2024

Como Citar

CRUZ JUNIOR, G. O popular como opção formativa: contribuições dos Estudos Culturais para a educação na era digital. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15758, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15758. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15758. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação