Curso de extensão sobre pesquisa narrativa (auto) biográfica

possibilidades de pesquisa e de formação com professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15757

Palavras-chave:

Curso de extensão, Formação de professores, Pesquisa narrativa (auto) biográfica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender e analisar a experiência de um curso de extensão sobre narrativas (auto) biográficas, a partir das impressões das cursistas, refletindo sobre os aspectos formativos da experiência. Para tanto, adotando uma abordagem qualitativa e um estudo de natureza bibliográfica, descritiva e de campo, o texto empreendeu na literatura especializada a apresentação dos principais conceitos teórico-metodológicos que nortearam o curso, como também, a descrição do contexto e dos instrumentos de pesquisa. A análise seguiu para o referencial proposto, considerando questões emergentes da condição feminina na sociedade. Ao fim, o artigo sinalizou para o potencial formativo dos cursos de extensão e o cruzamento das reflexões teórico-metodológicas com as trajetórias de vida, de obra e de formação.

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Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, UENF

Mestre em Educação (2021) e Licenciado em História (2018) ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (2022) pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais (IFMG), em Docência e Prática de Ensino em História (2022) pela UniAmérica/Faculdade Descomplica e em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Focus. Atualmente curso Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), de modo semipresencial pelo Consórcio CECIERJ. Foi aluno-pesquisador e bolsista (2013-2014) de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Foi bolsista Capes\CNPq (2017-2018), do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da UFV (2017-2018). Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor Bolsista Níveis I e II (2018-2019) das áreas de Psicologia e de Fundamentos do Departamento de Educação da UFV. Realizou Estágio em Docência durante o mestrado (2019) na disciplina de Avaliação do curso de Pedagogia da UFV. Integra os seguintes grupos de estudos e pesquisas registrados no Diretório do CNPq: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - UFPA); Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI - UFRRJ), do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto) biográficas (GEPAS - UVA - Universidade Estadual do Vale do Acaraú) e do Grupo de Pesquisa Vivências e Didáticas Autorais (VIDA - UFF). Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional da Docência, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência, Narrativas e História da Educação.

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Possui Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006), Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professora associada na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infâncias e juventudes, narrativas e pesquisa (auto)biográfica. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (auto)biográficas - GEPAS. É conselheira administrativa da Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida e Formação - ANNHIVIF.

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Publicado

14-07-2024

Como Citar

CORRÊA DEROSSI, C.; ABREU ASTIGARRAGA, A. Curso de extensão sobre pesquisa narrativa (auto) biográfica: possibilidades de pesquisa e de formação com professores. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15757, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15757. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15757. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo