O Trabalho como Princípio Educativo no Estágio Curricular Obrigatório

reflexões sobre um Curso Técnico Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15754

Palavras-chave:

trabalho como princípio educativo, estágio curricular obrigatório, currículo integrado, curso técnico em alimentos, ensino médio integrado

Resumo

Compreende-se o trabalho como princípio educativo como ação humanizadora por meio do desenvolvimento de todas as potencialidades do ser humano. Levando em consideração este conceito, esse estudo teve como objetivo analisar como o trabalho como princípio educativo se apresenta nos registros documentais do estágio curricular obrigatório do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense, câmpus Concórdia. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza básica e abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, é uma pesquisa bibliográfica e documental. Trata-se de um estudo de caso. Os dados produzidos foram analisados a partir da metodologia da análise de conteúdo. Os resultados apontam que pode-se considerar que o estágio permitiu a construção de experiências de trabalho, envolvendo o estudante com informações e conhecimentos de aplicação prática que contribuíram com a sua formação profissional, condições básicas para a compreensão do trabalho como princípio educativo.

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Biografia do Autor

Mariza Marchioro Turcato, IFC

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT IFSC). Técnica Administrativa no IFC Câmpus Concórdia.

Roberta Pasqualli, IFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inovações Pedagógicas, Saberes Docentes e Educação a Distância. É Pós-Doutora em Educação pela UFRGS onde estudou os saberes docentes dos professores do Sistema Rede E-TEC Brasil.

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Publicado

07-07-2024

Como Citar

TURCATO, M. M.; PASQUALLI, R. O Trabalho como Princípio Educativo no Estágio Curricular Obrigatório: reflexões sobre um Curso Técnico Integrado. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15754, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15754. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15754. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo