A literatura infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental

uma possibilidade para a elaboração de conceitos matemáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15742

Palavras-chave:

psicologia histórico-cultural, literatura infantil, educação matemática, anos iniciais

Resumo

Este artigo refere-se ao recorte de uma pesquisa de mestrado construída a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e desenvolvida com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental nas aulas de matemática de uma escola da região periférica de uma cidade do interior de São Paulo. A pesquisa aqui apresentada relaciona-se a um dos episódios selecionados e centrou-se na análise da produção de sentidos e significados pelos alunos acerca dos conceitos de mais alto e mais baixo, a partir da leitura da história O Pequeno Polegar. Os resultados evidenciaram que a atividade interventiva, marcada pela interação dialógica, possibilitou aos alunos a ampliação dos significados dos conceitos de mais alto e mais baixo. As falas apresentadas ilustram a produção de sentidos e como os significados das palavras vão sendo apropriados pelos alunos e, consequentemente, favorecendo o desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores.

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Biografia do Autor

Luany Renata Santos, Sesi - SP

Doutora em Educação. Mestre em Educação, Licenciada em Matemática. Tem experiência nessa área como Professora Auxiliar e de Apoio a Aprendizagem do Ensino Médio da Secretária do Estado de São Paulo e como Professora de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Prefeitura de Rio das Pedras/SP; experiência na área de Física, como aluna bolsista de três projetos de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq/Unimep. Pesquisadora na área de práticas educativas com ênfase no processo de ensino e aprendizagem em Matemática a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino. Atualmente leciona nos anos finais do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática da Rede SESI/SP

Carolina José Maria, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2013). Foi docente e coordenadora do Curso de Química-Licenciatura da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIMEP). Atualmente é Professora Visitante da Universidade Federal do ABC - Área: Ensino de Química. Temas de interesse: mediação no ensino de Química, formação de professores, estágio supervisionado, narrações multimodais.

Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Desde 2016, é professora adjunta na Universidade Federal do ABC. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na School of Education - Curtin University (Australia), na área de Educação Química. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM) (2021-2022), vice-coordenadora (2019-2020), onde orienta mestrado/doutorado; também colabora no PECMA - UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Metacognição (PECME), CNPq, desde 2017. Participa do corpo editorial de 5 periódicos científicos nacionais e internacionais, entre eles o Problems of Education in the 21st Century (A2) e Amazônia (A2). Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem e Formação de professores, sendo os principais interesses, a metacognição e a aprendizagem autorregulada em sala de aula; aproximações da educação com a neurociência; ensino por investigação; a utilização de desenhos; os níveis de representação em química e a Educação de Surdos. É autora de mais de 60 artigos científicos na área de educação. Desde 2022 é membro da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry)e a partir de 2024 membro da SBEnQ (Sociedade Brasileira do Ensino de Químcia). Coordena projetos científicos com financiamento FAPESP e CNPq, sendo Bolsista Produtividade CNPq.

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Publicado

06-09-2024

Como Citar

SANTOS, L. R.; MARIA, C. J.; LOCATELLI, S. W. A literatura infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental : uma possibilidade para a elaboração de conceitos matemáticos . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15742, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15742. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15742. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo