A literatura infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental
uma possibilidade para a elaboração de conceitos matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15742Palavras-chave:
psicologia histórico-cultural, literatura infantil, educação matemática, anos iniciaisResumo
Este artigo refere-se ao recorte de uma pesquisa de mestrado construída a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e desenvolvida com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental nas aulas de matemática de uma escola da região periférica de uma cidade do interior de São Paulo. A pesquisa aqui apresentada relaciona-se a um dos episódios selecionados e centrou-se na análise da produção de sentidos e significados pelos alunos acerca dos conceitos de mais alto e mais baixo, a partir da leitura da história O Pequeno Polegar. Os resultados evidenciaram que a atividade interventiva, marcada pela interação dialógica, possibilitou aos alunos a ampliação dos significados dos conceitos de mais alto e mais baixo. As falas apresentadas ilustram a produção de sentidos e como os significados das palavras vão sendo apropriados pelos alunos e, consequentemente, favorecendo o desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores.Downloads
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Publicado
06-09-2024
Como Citar
SANTOS, L. R.; MARIA, C. J.; LOCATELLI, S. W. A literatura infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental : uma possibilidade para a elaboração de conceitos matemáticos . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15742, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15742. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15742. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Luany Renata Santos, Carolina José Maria, Solange Wagner Locatelli

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