Inteligência Artificial no Currículo da Educação Básica
uma Abordagem Temática no Espaçotempo da Universidade
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15727Palavras-chave:
Currículo, Educação básica, Tecnologias digitais, Inteligência artificialResumo
Este artigo aborda sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no currículo da educação básica como parte de uma pesquisa em andamento. A questão central está relacionada ao fenômeno da IA e aos desafios que essa tecnologia digital impõe à educação básica. O objetivo foi investigar esses desafios buscando compreender as contradições e as contribuições a partir dos currículos escolares. A metodologia é a bricolagem, que envolve pesquisa bibliográfica e a criação de um dispositivo/oficina no ‘espaçotempo’ universitário. Os resultados apontam para um conjunto de questões complexas, como o uso, a falta de informações, as implicações, as possibilidades e os desafios das tecnologias de IA na educação. Há evidências de que essa atividade contribuiu para a formação dos praticantes culturais, articulando conhecimentos teóricos com a prática, resultando em produções autorais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06-10-2024
Como Citar
SOUZA, M. S. A. de O. .; CORDEIRO, L. Z. . Inteligência Artificial no Currículo da Educação Básica: uma Abordagem Temática no Espaçotempo da Universidade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15727, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15727. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15727. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Inovação, tecnologia e formação
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Sheleide Alves de Oliveira Souza, Leonardo Zenha Cordeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.