Inteligência Artificial no Currículo da Educação Básica

uma Abordagem Temática no Espaçotempo da Universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15727

Palavras-chave:

Currículo, Educação básica, Tecnologias digitais, Inteligência artificial

Resumo

Este artigo aborda sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no currículo da educação básica como parte de uma pesquisa em andamento. A questão central está relacionada ao fenômeno da IA e aos desafios que essa tecnologia digital impõe à educação básica. O objetivo foi investigar esses desafios buscando compreender as contradições e as contribuições a partir dos currículos escolares. A metodologia é a bricolagem, que envolve pesquisa bibliográfica e a criação de um dispositivo/oficina no ‘espaçotempo’ universitário. Os resultados apontam para um conjunto de questões complexas, como o uso, a falta de informações, as implicações, as possibilidades e os desafios das tecnologias de IA na educação. Há evidências de que essa atividade contribuiu para a formação dos praticantes culturais, articulando conhecimentos teóricos com a prática, resultando em produções autorais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Sheleide Alves de Oliveira Souza, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).  Licenciatura em Informática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Pará (IFPA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora efetiva na Educação Básica na Rede Pública Municipal de Ensino de Altamira/PA- Brasil. 

Leonardo Zenha Cordeiro, Universidade Federal do Pará

Professor na Universidade Federal do Pará. Atua no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e no Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Politicas Públicas e Formação Humana na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Pesquisador na área de Educação, cultura digital e tecnologias no contexto da Cibercultura e educação.

Downloads

Publicado

06-10-2024

Como Citar

SOUZA, M. S. A. de O. .; CORDEIRO, L. Z. . Inteligência Artificial no Currículo da Educação Básica: uma Abordagem Temática no Espaçotempo da Universidade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15727, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15727. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15727. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação