A fábrica de cretinos digitais

os perigos das telas para nossas crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15723

Palavras-chave:

Tecnologias, Mídias Digitais

Resumo

Resenha da obra “A Fábrica de cretinos digitais: os perigos das telas para nossas crianças”,de Michel Desmurget, publicada no Brasil em 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Fochesatto, Universidade de Passo Fundo

Estudante de psicologia. No momento faz parte da Liga de Saúde Mental - LISAM, do Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Também, é bolsista FAPERGS no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior na Universidade de Passo Fundo (GEPES/UPF). Além disso, atua como voluntária do projeto de extensão Indivíduos e Famílias em Transformação - InFaT.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993) e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo desde 1992. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação (desde 2008) atuando na linha de Políticas Educacionais. Desde seu ingresso no PPGEdu desenvolve pesquisas sobre docência na educação superior, formação de professores e políticas para o ensino médio, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, ensino de filosofia, formação docente, políticas educacionais, políticas curriculares para o ensino médio, neoliberalismo e formação de pesquisadores. É coordenador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPES - UPF/RS) no qual Coordena os projetos de pesquisa "Docência Universitária e política educacionais", "Políticas Curriculares para o Ensino Médio" e "Políticas para o Ensino de Filosofia". O GEPES/UPF está ligado ao GEPES nacional com sede na Unicamp e ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIEPES). É também pesquisador do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul e da Rede Ensino Médio - Pesquisa. Também é avaliador de Cursos e Instituições do Inep desde 2010, tendo realizado até o presente momento 10 avaliações de Curso. Também foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) de 2019 a 2022.

Graziela Bergonsi Tussi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Informática na Educação pela UFRGS, mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF - RS), na Linha de Pesquisa Processos Educativos e Linguagem, licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (RS). Especialista em Mídias na Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-grandense e também em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade São Luís, de São Paulo. Além disso, possui certificação internacional pelo Instituto Cervantes, da Espanha, no nível C1 de Espanhol (avançado). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF), do Grupo de Pesquisa e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Computação Aplicada (GPEICA-IF-Farroupilha). Possui experiência para atuar em Práticas Educacionais com ênfase em Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Ensino de Geografia, Informática Educativa e Cultura Digital. Atualmente é professora titular de Geografia e Cultura Digital na rede municipal de Passo Fundo - RS.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

FOCHESATTO, A. L.; FÁVERO, A. A.; TUSSI, G. B. A fábrica de cretinos digitais: os perigos das telas para nossas crianças. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15723, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15723. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15723. Acesso em: 18 jun. 2025.