Contribuições, percepções e práticas sobre tecnologias no ensino das ciências
uma revisão sistemática envolvendo a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15665Palavras-chave:
tecnologias digitais, ensino de ciências, formação docente, revisão sistemáticaResumo
O artigo analisa produções envolvendo a formação docente para o uso das tecnologias digitais (TD) na área do ensino das Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), identificando nos focos dos estudos contribuições dos processos formativos na construção de concepções e práticas pedagógicas. Para tanto, apresenta resultados de uma revisão sistemática realizada em dez revistas da área de Ensino com recorte temporal de 2013-2023. Os achados indicam que os estudos estão centralizados em quatro focos das publicações: Formação inicial e uso das TD; Formação continuada e uso das TD; Concepções e percepções sobre TD e Práticas com uso de tecnologias. De modo geral, identifica-se um interesse pelas contribuições de experiências formativas que incitam a utilização das TD na mediação pedagógica, mas que ainda é pouco explorado sobre as concepções e práticas construídas após a partir da participação em processos formativos dessa ordem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-06-2024
Como Citar
SILVA, K.; LEITE, B. S. Contribuições, percepções e práticas sobre tecnologias no ensino das ciências: uma revisão sistemática envolvendo a formação docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15665, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15665. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15665. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Kaline Silva, Bruno Silva Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.