Contribuições, percepções e práticas sobre tecnologias no ensino das ciências

uma revisão sistemática envolvendo a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15665

Palavras-chave:

tecnologias digitais, ensino de ciências, formação docente, revisão sistemática

Resumo

O artigo analisa produções envolvendo a formação docente para o uso das tecnologias digitais (TD) na área do ensino das Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), identificando nos focos dos estudos contribuições dos processos formativos na construção de concepções e práticas pedagógicas. Para tanto, apresenta resultados de uma revisão sistemática realizada em dez revistas da área de Ensino com recorte temporal de 2013-2023. Os achados indicam que os estudos estão centralizados em quatro focos das publicações: Formação inicial e uso das TD; Formação continuada e uso das TD; Concepções e percepções sobre TD e Práticas com uso de tecnologias. De modo geral, identifica-se um interesse pelas contribuições de experiências formativas que incitam a utilização das TD na mediação pedagógica, mas que ainda é pouco explorado sobre as concepções e práticas construídas após a partir da participação em processos formativos dessa ordem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaline Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

É professora dos anos iniciais na Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Pedagoga e mestre em Educação/ UFPE, também especialista em em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos. Possui experiências na educação básica, na educação infantil e ensino fundamental, no ensino superior nas licenciaturas diversas como professora na disciplina de Didática, e na EaD como professora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica/ MEC/ UFPE. Realiza estudos na área da Educação, desenvolvendo trabalhos principalmente relacionados à formação continuada didático-pedagógica de professores, e tem participado de estudos relacionados às tecnologias da informação e comunicação na mediação pedagógica.

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É Licenciado em Química, mestre no Ensino das Ciências e Doutor em Química Computacional. Atual coordenador do curso de licenciatura em Química da UFRPE. É docente permanente no programa de pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), todos na UFRPE. Coordena os grupos de pesquisas LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química) e InPraMEC (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino das Ciências) do diretório de grupos do CNPq e é pesquisador colaborador do Núcleo SEMENTE e da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPEQ). Na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) é o atual diretor da Divisão de Ensino [mandato 2022-2024], foi vice-diretor desta mesma divisão [mandato 2020-2022], além de ter sido tesoureiro da Regional Pernambuco [mandatos 2016-2018, 2018-2020]. Participa com avaliador credenciamento e recredenciamento do Ministério da Educação (INEP). Foi coordenador [mandato 2019-2021 e 2021-2023] do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI-UFRPE). Foi coordenador do Residência pedagógica de Química [2018-2020]. Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2021 - Objeto 1, 2 e 3; PNLD 2023 - Objeto 1 e 2). Foi representante da região nordeste na Comissão Nacional de Ensino de Química (2016-2018) que contribuiu para a criação da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) e fez parte da diretoria de comunicação da SBEnQ (2018-2020). Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias Digitais no Ensino e Inteligência Artificial; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. Atua como consultor ad hoc de periódicos especializados em Educação em Ciências/Química, nacionais e internacionais, e agências de fomento (CNPq, CAPES).

Downloads

Publicado

01-06-2024

Como Citar

SILVA, K.; LEITE, B. S. Contribuições, percepções e práticas sobre tecnologias no ensino das ciências: uma revisão sistemática envolvendo a formação docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15665, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15665. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15665. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo