Entre lendas fluviais e urbanas
uma proposta com a Sequência Didática de Gêneros (SDG) no Ensino Fundamental - Anos Finais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15657Palavras-chave:
lenda, produção de texto, anos finaisResumo
Este artigo apresenta uma proposta de leitura e produção de texto cujo objetivo é analisar o desenvolvimento de uma Sequência Didática voltada para o desenvolvimento das capacidades de linguagem com o gênero lenda no ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa-interpretativa, que utiliza como objeto de análise amostral as produções dos estudantes em duas turmas do 9º Ano – em uma escola pública municipal (Sertão) e outra da rede estadual (Agreste) de Pernambuco. A metodologia utilizada é a Sequência Didática de Gêneros (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004). O objeto de análise foram os textos produzidos pelos estudantes, considerando as características do gênero em estudo como narratividade, textualidade e aspectos do fabuloso. Partindo da situação inicial, após a análise dos resultados das atividades, os professores autores desta pesquisa destacam a contribuição do estudo do gênero lenda para a autonomia, fruição e criticidade dos estudantes participantes.Downloads
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Publicado
31-05-2024
Como Citar
BARROS, J. P. de; MARQUES, E. S. V. .; KARLO-GOMES, G.; COSTA, I. I. de M. .; BARROS, E. F. de A. . Entre lendas fluviais e urbanas: uma proposta com a Sequência Didática de Gêneros (SDG) no Ensino Fundamental - Anos Finais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15657, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15657. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15657. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 José Pereira de Barros, Edna Silva Vasconcelos Marques, Geam Karlo-Gomes, Isaac Itamar de Melo Costa, Emmanuella Farias de Almeida Barros

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