O percurso formativo do professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15653

Palavras-chave:

Docência, Educação Física, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O presente estudo buscou compreender como o processo de construção histórica do professorado de Educação Física direciona-os para a atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Participaram da pesquisa dois professores de Educação Física da Rede Pública Municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. Para a produção de informações, a pesquisa lançou mão de entrevistas. Entendemos que os os contextos que levam esses professores à EJA são diversos, variando entre a necessidade de cumprir a carga horária prevista para professores ingressantes e a complementação da renda defasada, demonstrando a ausência de critérios objetivos para a designação de professores a essa modalidade. Essas condições indicam um descompromisso das políticas de formação com as especificidades da EJA, impactando negativamente o desenvolvimento pedagógico nessa área. Além disso, observou-se que a intensificação do trabalho e a precarização das condições laborais contribuem para uma prática docente fragmentada e desalinhada com os princípios emancipatórios da EJA, o que pode comprometer a qualidade do ensino oferecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick da Silveira Gonçalves, Unilasalle

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011) e Pedagogia pela Universidade La Salle (2023), especialização em Psicomotricidade e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2014), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2023). Atualmente é docente e coordenador do curso de graduação em Educação Física da Universidade La Salle e docente no curso de Pedagogia da mesma instituição. Participa do Programa de Inserção Docente no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano da Unilasalle. Tem experiência no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Especial, Educação Social e no Ensino Superior.. Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisas Qualitativas: Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da ESEFID-UFRGS.

Elisandro Schultz Wittizorecki, UFRGS

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), com Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona/Espanha (bolsista CAPES). É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na Graduação no âmbito do curso de Educação Física e como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. É editor adjunto da revista Movimento e líder do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da ESEFID/UFRGS. Foi Diretor Administrativo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) nos biênios 2017-2019 e 2019-2021. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação de Professores e Prática Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, práticas pedagógicas, formação de professores e trabalho docente.

Downloads

Publicado

10-09-2024

Como Citar

GONÇALVES, P. da S. .; WITTIZORECKI, E. S. O percurso formativo do professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15653, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15653. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15653. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo