O ensino superior para acesso à mobilidade social
a inserção profissional de alunos egressos da Baixada Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15606Palavras-chave:
mobilidade social, Ensino Superior, capital culturalResumo
O objetivo deste artigo foi investigar a influência do capital cultural na mobilidade social de indivíduos pertencentes às classes de baixa e média renda, buscando retratar, com base em Pierre Bourdieu, a tendência estrutural de perpetuação das disparidades existentes na estrutura da sociedade. Para tanto, o estudo conferiu a inserção profissional de indivíduos das classes de baixa e média renda com Ensino Superior completo. A pesquisa de ordem quantitativa, contou com um levantamento do tipo survey, sendo os sujeitos da pesquisa 138 alunos egressos do Curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Baixada Fluminense. O resultado compactuou com a teoria de Pierre Bourdieu, visto que há uma perpetuação da classe baixa na estrutura social investigada, indicando a existência da manutenção da elitização da sociedade, demonstrando maior dificuldade de conquista da mobilidade social para indivíduos de baixa renda, mesmo possuindo diploma de Ensino Superior.Downloads
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Publicado
03-06-2024
Como Citar
DE GOUVÊA DANTAS MOTTA, . A. C.; BOUZADA, M. A. C. .; DE PAULA, V. V. . O ensino superior para acesso à mobilidade social: a inserção profissional de alunos egressos da Baixada Fluminense. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15606, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15606. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15606. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Carolina De Gouvêa Dantas Motta, Marco Aurelio Carino Bouzada, Vilson Vieira De Paula

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