O ensino superior para acesso à mobilidade social

a inserção profissional de alunos egressos da Baixada Fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15606

Palavras-chave:

mobilidade social, Ensino Superior, capital cultural

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar a influência do capital cultural na mobilidade social de indivíduos pertencentes às classes de baixa e média renda, buscando retratar, com base em Pierre Bourdieu, a tendência estrutural de perpetuação das disparidades existentes na estrutura da sociedade. Para tanto, o estudo conferiu a inserção profissional de indivíduos das classes de baixa e média renda com Ensino Superior completo. A pesquisa de ordem quantitativa, contou com um levantamento do tipo survey, sendo os sujeitos da pesquisa 138 alunos egressos do Curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Baixada Fluminense. O resultado compactuou com a teoria de Pierre Bourdieu, visto que há uma perpetuação da classe baixa na estrutura social investigada, indicando a existência da manutenção da elitização da sociedade, demonstrando maior dificuldade de conquista da mobilidade social para indivíduos de baixa renda, mesmo possuindo diploma de Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina De Gouvêa Dantas Motta, UNIGRANRIO

Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2000), fez Mestrado em Ciências Contábeis na FACC (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção na COPPE (2014), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora adjunta da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), com atuação na Graduação em Administração e em Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIGRANRIO) . Entre 2021-2022, atuou como Coordenadora do Núcleo de Internacionalização (NINT/UNIGRANRIO). Na pesquisa, tem-se dedicado a questões relacionadas ao sofrimento do trabalhador, com enfoque especial nas condições de trabalho, saúde mental, qualidade de vida e na neurodiversidade nas organizações. As questões de gênero também são abordadas, com destaque para a discussão da divisão sexual do trabalho e do patriarcado, com foco na questão da maternidade no mercado de trabalho. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais - SBEO (Mandato 2023-2025). ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5918-6274

Marco Aurelio Carino Bouzada, UNIGRANRIO

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2001) e doutorado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2006). Foi, por mais de 10 anos, professor titular do curso de graduação em Administração da ESPM e de outros cursos de graduação e pós-graduação em diversas instiuições. Por mais de 12 anos, foi professor titular do quadro permanente do Mestrado em Administração da Universidade Estácio de Sá, tendo sido coordenador adjunto do programa e editor-chefe do periódico acadêmico Adm.MADE . Atualmente é professor permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Admnistração e professor da graduação em Administração da UNIGRANRIO e coordenador e professor do Curso de Formação em Compras e Supply Chain do ALUMNI COPPEAD (UFRJ), além de professor dos Cursos de Formação em Gestão Empresarial e Finanças da insituição. Tem mais de 70 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É organizador e principal autor dos livros Jogando Logística no Brasil; Métodos Quantitativos Aplicados a Casos Reais; O uso de ferramentas quantitativas em call centers - previsão e dimensionamento; Logística Operacional Interna; e Laboratório de Logística: testando teoria com um jogo de empresas. Tem experiência na área de Estatística, Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional e Business Games.

Vilson Vieira De Paula, UNIGRANRIO

Possuo o título de Mestrado em Sistemas de Gestão UFF (2012), Pós-Graduação em Administração Estratégica UNESA (2007). Outra Pós-Graduação em Gestão e Organizações UFF (2013). Tenho o título de Bacharel em Administração de Empresas - UNESA (2007) e possuo formação como Tecnólogo em Projetos de Redes em Telecomunicações pela UNESA (2001). Sou doutorando em Administração na Unigranrio com previsão de qualificação para março de 2024. Pesquiso os seguintes temas: Administração Geral, Administração Estratégica, Internacionalização de Empresas, Responsabilidade Social e Ambiental, Sistemas de Informações, Logística Empresarial e a Cadeia de Suprimentos, Gestão de Processos e Pesquisa Operacional.

Downloads

Publicado

03-06-2024

Como Citar

DE GOUVÊA DANTAS MOTTA, . A. C.; BOUZADA, M. A. C. .; DE PAULA, V. V. . O ensino superior para acesso à mobilidade social: a inserção profissional de alunos egressos da Baixada Fluminense. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15606, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15606. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15606. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo