Planos Municipais de Educação dos municípios do Alto Irani/SC

análise da gestão democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15589

Palavras-chave:

Políticas Educacionais;, Planos Municipais de Educação;, Gestão Democrática.

Resumo

Este artigo é sobre a gestão democrática nos Planos Municipais de Educação (PMEs) da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) do estado de Santa Catarina. Tem por objetivo analisar em que medida os PMEs, dos municípios que integram a AMAI assumem a gestão democrática como princípio orientador da administração da educação municipal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, guiada pelo método materialista histórico-dialético, realizada a partir de estudo documental e na análise dos dados utiliza-se a análise de conteúdo. Evidencia-se que, em geral, os planos assumem a gestão democrática como princípio orientador da administração da educação, embora em algumas passagens haja elementos e encaminhamentos político-práticos que tendem a promover certa desconexão com esse princípio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonete Dalmédico Vanzela, Rede Estadual de Educação de Santa Catarina

Mestra em educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Chapecó; Especialista em Gestão Escolar e Letras, Línguas e Literatura.

Oto João Petry, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Mestre em Educação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

10-09-2024

Como Citar

VANZELA, I. D. .; PETRY, O. J. Planos Municipais de Educação dos municípios do Alto Irani/SC: análise da gestão democrática . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15589, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15589. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15589. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo