Rastros do brincar nas tecnologias digitais como espaço potencial da amizade

linhas de fuga do dispositivo da redenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15554

Palavras-chave:

Crianças, Brincar, Tecnologias digitais, Redenção, Linhas de fuga

Resumo

Este texto perscruta as linhas de fuga por dentro do dispositivo da redenção, servindo-se de pesquisas já realizadas em torno do brincar das crianças com as tecnologias digitais na área da Educação. O campo conceitual se constrói a partir dos estudos de Michel Foucault. No dispositivo da redenção, identificamos que os discursos reivindicam a escola como um espaço para práticas de brincadeiras tradicionais e experimentação com as tecnologias digitais, tornando-a um lugar de redenção. Neste texto, problematizamos que, no agenciamento do dispositivo da redenção, há também acontecimentos em potencial, virtuais linhas de fuga, brechas na normalização em que o brincar (dentro e fora da escola) nas tecnologias digitais emerge como espaço potencial da amizade. As brincadeiras digitais gerando subjetivações e brechas na normalização, pois a interação com outros aciona afectos e aproxima novas situações, intensificando sensações ou promovendo deslocamentos entre diferentes contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Universidade La Salle (2023). Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2019). Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério), com habilitação para atuar como educador nas áreas de Educação Infantil e Séries Iniciais (2014); Graduação em Teologia pela Universidade La Salle (2017); e Especialização em Docência no Ensino Superior: Práxis Educativa pela Universidade La Salle (2019). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, integrante da Linha de Pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. Pós-doutorando no PPGEdu da Universidade La Salle (Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq).Tem dezenas de artigos publicados na área da Educação em periódicos científicos com indexação nacional e internacional, e autor (e organizador) de livros nas interfaces de Educação e Tecnologias. Dentre os livros publicados, destaca-se "Tecnologias e educação: conhecer o outro lado", publicado pela Editora Appris (2020). Seus interesses e experiências em pesquisas estão principalmente nos seguintes temas: Educação; tecnologias digitais; infâncias. Represente stricto sensu na CPA da Universidade La Salle. Editor assistente da Revista Educação, Ciência e Cultura [RECC/ISSN 2236-6377].

Cleber Gibbon Ratto, Universidade La Salle

Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas–RS– Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. 

Downloads

Publicado

08-07-2024

Como Citar

HABOWSKI, A. C.; RATTO, C. G. Rastros do brincar nas tecnologias digitais como espaço potencial da amizade: linhas de fuga do dispositivo da redenção. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15554, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15554. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15554. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo