A importância do letramento visual e da acessibilidade linguística na educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15483Palavras-chave:
ensino, acessibilidade, pessoas com deficiência auditivaResumo
A escola proporciona um ambiente cheio de estímulo à aquisição de língua e inserção em práticas sociais, destacamos o letramento visual como importante concepção na escolarização de discentes com perda auditiva. Este artigo temos como objetivo considerar o processo de desenvolvimento linguístico e escolar destes estudantes, destacando a proposta bilíngue, fundamentando o letramento visual, como fator importante desse processo, aliado ao uso de estratégias e materiais didáticos acessíveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, bibliográfico narrativo qualitativa, analisamos estudos anteriores e registros acadêmicos. Concluímos que o tempo da imagem é o tempo da palavra, pois exige do professor bilíngue a maneira apropriada de criar materiais para os estudantes, fomentando e apresentando conceitos de maneira que sejam internalizados e externalizados significativamente com autonomia. Concluímos que o potencial visual de aprendizagem e inserção social, destes discentes, depende da acessibilidade linguística, da formação de professores bilíngues, do uso de materiais visuais elaborados.Downloads
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Publicado
05-05-2024
Como Citar
PORTELLA, S. M. .; GOUDINHO, L. D. S. .; PINTO, S. C. C. da S.; BRAZ, R. M. M. . A importância do letramento visual e da acessibilidade linguística na educação inclusiva. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15483, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15483. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15483. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Sandro Medeiros Portella, Luciana Da Silva Goudinho, Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Ruth Maria Mariani Braz

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