A importância do letramento visual e da acessibilidade linguística na educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15483

Palavras-chave:

ensino, acessibilidade, pessoas com deficiência auditiva

Resumo

A escola proporciona um ambiente cheio de estímulo à aquisição de língua e inserção em práticas sociais, destacamos o letramento visual como importante concepção na escolarização de discentes com perda auditiva. Este artigo temos como objetivo considerar o processo de desenvolvimento linguístico e escolar destes estudantes, destacando a proposta bilíngue, fundamentando o letramento visual, como fator importante desse processo, aliado ao uso de estratégias e materiais didáticos acessíveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, bibliográfico narrativo qualitativa, analisamos estudos anteriores e registros acadêmicos. Concluímos que o tempo da imagem é o tempo da palavra, pois exige do professor bilíngue a maneira apropriada de criar materiais para os estudantes, fomentando e apresentando conceitos de maneira que sejam internalizados e externalizados significativamente com autonomia. Concluímos que o potencial visual de aprendizagem e inserção social, destes discentes, depende da acessibilidade linguística, da formação de professores bilíngues, do uso de materiais visuais elaborados.

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Biografia do Autor

Sandro Medeiros Portella, Universidade Federal Fluminense

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências, Inclusão e Tecnologia - Universidade Federal Fluminense (2021); Mestre em Ciência e Biotecnologia - Universidade Federal Fluminense (2018). Graduado em Pedagogia - Instituto Nacional de Educação de Surdos/DESU (2014), com Especialização pela mesma instituição, aprofundando conhecimento na Perspectiva da Educação Bilíngue de alunos Surdos (2016). Docente Bilíngue Especializado, atua como professor do ensino fundamental I do INES, da Escola Municipal Paulo Freire (Classes Bilíngues) e como Professor Tutor EaD da UNIASSELI. Pertence ao Núcleo de Inclusão Galileu Galilei e ao Grupo de Pesquisa TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no Ensino e Aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Tem experiência em Educação de Surdos, estratégias para adequações de materiais didáticos, e confecções de atividades acessíveis e em formação de professores.

Luciana Da Silva Goudinho, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense - PGCTin/UFF. Mestre em Estudos de Literatura pela UFF com pesquisa voltada para o estudo de Histórias em Quadrinhos e o Romance Policial Brasileiro. Graduada em Letras - Português/Literatura, com pesquisa na área da Semiótica pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora Bilíngue concursada na Prefeitura de Niterói, desenvolvendo materiais adaptados em Libras para alunos das séries iniciais e Professora de Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais concursada na Rede Municipal do Rio de Janeiro, com foco na produção de materiais adaptados para alunos autistas e com dificuldades de aprendizagem. Certificada pelo PROLIBRAS para atuar como Tradutora Intérprete e Professora de Libras. Pesquisas e estudos voltados para a Educação Bilíngue, o Ensino da Língua Portuguesa para Surdos e o Ensino de Libras para Classes de Ouvintes. Colaboradora do Projeto Galileu Galilei - Produção de materiais didáticos adaptados. Pós-Graduada em Tradução/Interpretação e Docência de Libras pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF. Coordenador do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão da UFF. Líder do grupo de pesquisa CNPq: TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. É professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá. Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas (1995) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atuou como professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, - Fez parte do comitê editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685). Passou de Abril de 2013 a Novembro de 2013 como Professor Visitante no DCC-UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade e Inclusão, Educação a Distância, Informática na Educação e engenharia de software aplicada a educação.

Ruth Maria Mariani Braz, CMPDI/UFF

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Tem a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente. Atuou como coordenadora executiva do projeto Internacional Spreed The Sign no Brasil. Desenvolve pesquisas ligadas à Educação Inclusiva, tecnologia assistivas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defende e é adotada atualmente nas instituições nas quais trabalha. Coordena o projeto Galileu Galilei. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas públicas, diversidade, sensibilização, adaptação de materiais e brincar.

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Publicado

05-05-2024

Como Citar

PORTELLA, S. M. .; GOUDINHO, L. D. S. .; PINTO, S. C. C. da S.; BRAZ, R. M. M. . A importância do letramento visual e da acessibilidade linguística na educação inclusiva. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15483, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15483. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15483. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo