O ensino de Matemática em Salas de Recursos Multifuncionais sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15454

Palavras-chave:

Educação matemática, Educação inclusiva, Aprendizagem significativa

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar e interpretar contribuições da teoria da Aprendizagem Significativa para o ensino de Matemática nas Salas de Recurso Multifuncionais (SRM). Para tanto, é analisado um conjunto de dez dissertações que tratam sobre os limites, lacunas e dificuldades do ensino da Matemática. O caminho desta análise percorreu a história da inclusão e suas normativas e a compreensão da própria proposição e implantação das SRM na educação básica. São discutidas características apontadas na análise das dissertações, que indicam dificuldades sentidas pelos professores como a falta de tempo e a formação específica para o trabalho com alunos de inclusão. Concluímos que a construção de um ensino de Matemática inclusivo e de qualidade reivindica uma prática pedagógica que permita romper com o aprender mecânico e repetitivo e que considere as estruturas cognitivas prévias do aprendiz, para a qual a aprendizagem significativa representa uma importante possibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Cotrin Pierasso do Nascimento, UFPR/Setor Palotina

Licenciada em Ciências Exatas pela Universidade - Matemática Federal do Paraná (2020) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ed. em Ciências, Ed. Matemática e Tecnologias da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina (2023). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) criado em 2020 com linhas de pesquisa em Educação Matemática, Educação Não Formal, Formação de Professores de Matemática, Modelagem Matemática e História da Matemática.

Denis Rogério Sanches Alves, UFPR/Setor Palotina

Licenciado em Matemática (UNIPAR, 2000), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2010), Doutor em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca pela Unioeste/Toledo (2019). Pós Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina (2023). Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia e Exatas na Universidade Federal do Paraná setor Palotina. Atua na área de Educação Matemática e Matemática Aplicada, principalmente em disciplinas de Cálculo e Estatística. Professor permanente do Programa dePós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) na linha de pesquisa L2: Abordagens metodológicas na educação em Ciências ena educação Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) criado em 2020 com linhas de pesquisa em Educação Matemática, Educação Não Formal, Formação de Professores de Matemática, Modelagem Matemática e História da Matemática. Participante do EDUCIM - Grupo de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática (UEL/CNPq) vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina.

Raquel Angela Speck, UFPR/Setor Palotina

Doutora em Educação (Políticas e Gestão em Educação) pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Mestre em Educação (Políticas Públicas) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Atualmente é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Palotina, onde responde pelas disciplinas de Políticas Educacionais, Fundamentos da Educação, História da Educação, Legislação e Diretrizes Educacionais e Gestão Escolar, nos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Ciências Biológicas. Membro do grupo de pesquisa CNPQ: Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN) e da Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG).

Downloads

Publicado

07-07-2024

Como Citar

NASCIMENTO, J. C. P. do; ALVES, D. R. S. .; SPECK, R. A. O ensino de Matemática em Salas de Recursos Multifuncionais sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15454, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15454. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15454. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo