O ensino de Matemática em Salas de Recursos Multifuncionais sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15454Palavras-chave:
Educação matemática, Educação inclusiva, Aprendizagem significativaResumo
O presente estudo tem como objetivo identificar e interpretar contribuições da teoria da Aprendizagem Significativa para o ensino de Matemática nas Salas de Recurso Multifuncionais (SRM). Para tanto, é analisado um conjunto de dez dissertações que tratam sobre os limites, lacunas e dificuldades do ensino da Matemática. O caminho desta análise percorreu a história da inclusão e suas normativas e a compreensão da própria proposição e implantação das SRM na educação básica. São discutidas características apontadas na análise das dissertações, que indicam dificuldades sentidas pelos professores como a falta de tempo e a formação específica para o trabalho com alunos de inclusão. Concluímos que a construção de um ensino de Matemática inclusivo e de qualidade reivindica uma prática pedagógica que permita romper com o aprender mecânico e repetitivo e que considere as estruturas cognitivas prévias do aprendiz, para a qual a aprendizagem significativa representa uma importante possibilidade.Downloads
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Publicado
07-07-2024
Como Citar
NASCIMENTO, J. C. P. do; ALVES, D. R. S. .; SPECK, R. A. O ensino de Matemática em Salas de Recursos Multifuncionais sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15454, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15454. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15454. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Josiane Cotrin Pierasso do Nascimento, Denis Rogério Sanches Alves, Raquel Angela Speck

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