A formação intercultural indígena do Agreste e Sertão alagoano

perspectivas do CLIND a partir do curso de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15436

Palavras-chave:

CLIND, Escolas indígenas, Formação docente indígena, Ensino da Matemática

Resumo

O artigo busca verificar o impacto dos Cursos de Licenciatura Intercultural Indígena (CLIND) na formação dos professores de Matemática nas comunidades indígenas do Agreste e Sertão Alagoano. O estudo retrata a formação de professores a partir de um projeto com viés intercultural e seu impacto nas escolas e educação indígena. O público alvo foram gestores das escolas indígenas. A abordagem metodológica foi interpretativa-descritiva do tipo participante, embasada numa revisão bibliográfica abrangendo o entendimento sobre o CLIND e a formação docente indígenas no contexto das comunidades. A pesquisa de campo utilizou questionário semiestruturado com alicerce teórico em Peixoto e Campos (2021), Grupioni (2011) e outros, além de bases legais como Constituição (1988) e LDB (1994). Os resultados demonstraram que a perspectiva, tanto do projeto como do ingresso dos docentes nas escolas indígenas, será fundamental para os povos indígenas pesquisados porque possibilitará o fortalecimento da educação escolar indígena com o ingresso de novos profissionais para a matemática.

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Biografia do Autor

Allan Gomes dos Santos, Universidade Estadual Alagoas

Pos-Doutorado en Liderazgo para la Gestión e Innovación Educativa en una Sociedad Inclusiva pela UAA (em andamento). Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA/2023). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, na área temática de Educação Matemática, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008). Especialista nos Cursos de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES/MEC/2021), Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF/2008), Supervisão Escolar (UFRJ2002) e Formação em Mídias na Educação (UFAL/2013). Graduado nos Cursos de Matemática (Licenciatura Plena) pela UNIR e em Pedagogia (Licenciatura Plena), também, pela UNIR. Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica del Beni na Bolívia (1998).

José Adelson Lopes Peixoto, Universidade Estadual de Alagoas

Doutor (2018) e Pós doutor em Ciências da Religião (2020) pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestre em Antropologia (2013) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Internacional de Lisboa (UIL). Especialista em Programação do Ensino de História (Universidade de Pernambuco - UPE), licenciado em História (UNEAL). Professor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e Coordenador do Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas (GPHIAL). 

Luis Ortiz Jimênez, Universidade de Almería

Professor Doutor da Universidade Autônoma de Assunção (UAA) e Professor Titular Universidade de Almería (UAL) – Espanha.

Rosa de Lima Medeiros Neta, Universidade Estadual de Alagoas

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (UAA). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe/UFS (2002). Especialista em Desenvolvimento Regional no Espaço do Semiárido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Mestra Assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL e CLIND).

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Publicado

06-10-2024

Como Citar

SANTOS, A. G. dos; PEIXOTO, J. A. L.; JIMÊNEZ, L. O. .; MEDEIROS NETA, R. de L. . A formação intercultural indígena do Agreste e Sertão alagoano: perspectivas do CLIND a partir do curso de Matemática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15436, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15436. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15436. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo