Freud e Adorno
Reflexões sobre Teoria Crítica, Educação e Psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30.15428Palavras-chave:
Dominação, Natureza, Teoria Crítica, Psicanálise, EducaçãoResumo
O presente texto parte de uma reflexão contida no livro Mal-Estar na Civilização (1930) sobre as fontes do sofrimento humano que coincidem com a reflexão de Adorno e Horkheimer sobre o conceito de esclarecimento enquanto campos da dominação social através do discurso luminoso e científico da razão esclarecida. Por fim, apresentamos as reflexões de Adorno sobre a educação como mecanismo libertador na medida em que se constitua para a emancipação, quebra da dominação, ao invés da obediência, introjeção da dominação. Para tanto, utilizaremos os textos mencionados bem como comentadores nos momentos em que isso se mostrar pertinente.Downloads
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Publicado
23-01-2024
Como Citar
FIANCO, F. Freud e Adorno: Reflexões sobre Teoria Crítica, Educação e Psicanálise. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15428, 2024. DOI: 10.5335/rep.v30.15428. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15428. Acesso em: 19 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Psicanálise, educação, subjetividade e ética em tempos neoliberais
Licença
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