As práticas pedagógicas de professores da Educação Básica e suas contribuições na aprendizagem de estudantes surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15348

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Inclusão Escolar, Surdos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em um contexto de inclusão de surdos e ouvintes. A pesquisa foi realizada em uma escola pública regular do município de Vitória da Conquista-BA, tendo como opção metodológica a abordagem qualitativa do tipo descritiva. A pesquisa revelou que as professoras investigadas desenvolvem práticas pedagógicas com poucas adaptações voltadas para a especificidade linguística destes alunos surdos, demonstrando que o planejamento das ações educativas continua sendo elaborado, prioritariamente, para os alunos ouvintes, grupo aparentemente homogêneo. Desse modo, esta pesquisa levou a refletir acerca das condições necessárias para incluir os surdos no sistema educacional, sobretudo em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento da linguagem, como forma de garantir as reais condições para que estes sejam efetivamente incluídos no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klayton Santana Porto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor e mestre Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica, Inclusão e Diversidade da UFRB.

Luana Silva Santana, Faculdade Independente do Nordeste

Mestre em Bioenergia. Professora da Faculdade Independente do Nordeste, em  Vitória da Conquista. Bahia

Downloads

Publicado

31-05-2024

Como Citar

PORTO, K. S.; SANTANA, L. S. . As práticas pedagógicas de professores da Educação Básica e suas contribuições na aprendizagem de estudantes surdos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15348, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15348. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15348. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo