As práticas pedagógicas de professores da Educação Básica e suas contribuições na aprendizagem de estudantes surdos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15348Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Inclusão Escolar, SurdosResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em um contexto de inclusão de surdos e ouvintes. A pesquisa foi realizada em uma escola pública regular do município de Vitória da Conquista-BA, tendo como opção metodológica a abordagem qualitativa do tipo descritiva. A pesquisa revelou que as professoras investigadas desenvolvem práticas pedagógicas com poucas adaptações voltadas para a especificidade linguística destes alunos surdos, demonstrando que o planejamento das ações educativas continua sendo elaborado, prioritariamente, para os alunos ouvintes, grupo aparentemente homogêneo. Desse modo, esta pesquisa levou a refletir acerca das condições necessárias para incluir os surdos no sistema educacional, sobretudo em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento da linguagem, como forma de garantir as reais condições para que estes sejam efetivamente incluídos no ambiente escolar.Downloads
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Publicado
31-05-2024
Como Citar
PORTO, K. S.; SANTANA, L. S. . As práticas pedagógicas de professores da Educação Básica e suas contribuições na aprendizagem de estudantes surdos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15348, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15348. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15348. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Klayton Santana Porto, Luana Silva Santana

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