Avaliação em larga escala no Brasil

uma análise do Enem por meio da abordagem do ciclo de políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15304

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, Ensino Médio, Exame Nacional do Ensino Médio, Brasil

Resumo

O artigo objetiva compreender os processos de constituição histórica do Exame Nacional do Ensino Médio brasileiro enquanto proposta de política pública educacional, com base no debate sobre o ciclo de políticas. De caráter qualitativo, configura-se como uma análise crítico-documental e possui como fontes portarias, pareceres, resoluções, diretrizes e decretos que regulamentam o Enem. Os resultados evidenciam que o Enem, criado no ano de 1998, constitui-se em uma política educacional que se aproxima dos exames padronizados internacionais, fundamentando-se em uma concepção de educação por competências. Conclui-se que em seu processo histórico o Enem tem servido como mecanismo de produção de metadados sobre a qualidade da educação brasileira, certificação de conclusão do ensino médio e seleção de estudantes em universidades públicas e privadas do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Marques, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Brasil. Mestre e Graduado em Educação Física pela mesma instituição. Atualmente é professor da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha-ES. Membro do Instituto de Pesquisas em Educação e Educação Física (Proteoria). Suas principais linhas de pesquisa são: Políticas de Avaliação; Educação Física.

Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Brasil. Mestre e Graduado em Educação Física pela mesma instituição. Atualmente é Pós-Doutorando em Educação bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes- Edital Profix nº 2022) vinculado ao PPGE/UFES. Membro do Instituto de Pesquisas em Educação e Educação Física (Proteoria). Suas principais linhas de pesquisa são: avaliação educacional; políticas de avaliação; currículo e formação de professores.

Jean Carlos Freitas Gama, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Brasil. Mestre e Graduado em Educação Física pela mesma instituição. Membro do Instituto de Pesquisas em Educação e Educação Física (Proteoria). Suas principais linhas de pesquisa são: Formação para o esporte; políticas de avaliação; Programa de Educação Tutorial - PET.

Wagner dos Santos , Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Educação Física pela UFES. Professor do curso de graduação e pós-graduação em Educação e Educação Física (UFES). Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFES. Suas principais linhas de pesquisa são: avaliação educacional; formação de professores; currículo e políticas educacionais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

31-05-2024

Como Citar

MARQUES, R. .; STIEG, R.; GAMA, J. C. F.; SANTOS , W. dos. Avaliação em larga escala no Brasil: uma análise do Enem por meio da abordagem do ciclo de políticas . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15304, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15304. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15304. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo