A universidade comunitária em sua dimensão formativa

desafios diante do cenário de crise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.15300

Palavras-chave:

Universidade comunitária, gestão democrática, formação humana, saber acadêmico

Resumo

O presente texto busca lançar questões para o debate em torno do atual cenário de crise das instituições universitárias comunitárias. Para isso apresenta duas linhas de reflexão: uma primeira em que recupera o contexto histórico e conjuntural em meio ao qual a maior parte dessas instituições surgiu, destacando aí a dimensão formativa expressa na autogestão democrática; a segunda se refere à gestão do conhecimento que, no caso de instituições acadêmicas, se espera seja formativa ao preservar um sentido crítico e reflexivo dos processos de ensino-aprendizagem, assentado nas próprias razões que conferem legitimidade ao conhecimento. Com base nessas reflexões, o texto sugere uma avaliação da atual crise das instituições comunitárias considerando um possível descompasso em relação tanto às condições e pressuposições que lhe deram origem, como também aos pressupostos de uma gestão do conhecimento baseada na ampla discutibilidade crítica, como se espera de um saber veiculado no âmbito acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Pedro Boufleuer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Estudos Sociais pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1983) , graduação em Filosofia pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1984) , especialização em Especialização Em Educação pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1988) , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia, Filosofia da Educação, Habermas, Ação Comunicativa, Paradigma da Comunicação e Agir Comunicativo.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

BOUFLEUER, J. P. A universidade comunitária em sua dimensão formativa: desafios diante do cenário de crise. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15300, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.15300. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15300. Acesso em: 17 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo