A universidade comunitária em sua dimensão formativa
desafios diante do cenário de crise
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.15300Palavras-chave:
Universidade comunitária, gestão democrática, formação humana, saber acadêmicoResumo
O presente texto busca lançar questões para o debate em torno do atual cenário de crise das instituições universitárias comunitárias. Para isso apresenta duas linhas de reflexão: uma primeira em que recupera o contexto histórico e conjuntural em meio ao qual a maior parte dessas instituições surgiu, destacando aí a dimensão formativa expressa na autogestão democrática; a segunda se refere à gestão do conhecimento que, no caso de instituições acadêmicas, se espera seja formativa ao preservar um sentido crítico e reflexivo dos processos de ensino-aprendizagem, assentado nas próprias razões que conferem legitimidade ao conhecimento. Com base nessas reflexões, o texto sugere uma avaliação da atual crise das instituições comunitárias considerando um possível descompasso em relação tanto às condições e pressuposições que lhe deram origem, como também aos pressupostos de uma gestão do conhecimento baseada na ampla discutibilidade crítica, como se espera de um saber veiculado no âmbito acadêmico.Downloads
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Publicado
30-12-2023
Como Citar
BOUFLEUER, J. P. A universidade comunitária em sua dimensão formativa: desafios diante do cenário de crise. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15300, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.15300. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15300. Acesso em: 17 jul. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2023 José Pedro Boufleuer

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