A comemoração do dia do professor e os desafios à prática docente na voz dos professores em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15287Palavras-chave:
Profissão docente, Prática docente, Dia do Professor, Desafio profissionalResumo
O presente estudo procurou analisar os desafios a prática docente com base na narração de professores em entrevistas ao canal de televisão STV no Dia do Professor moçambicano. No seu enfoque a pesquisa é descritiva. inicialmente fontes bibliográficas e documentos governamentais e posteriormente procedeu-se com a transcrição, análise e descrição das entrevistas. Os resultados permitem perceber que se colocam como desafios ao trabalho docente o rácio aluno-professor, as condições das infraestruturas escolares, o material escolar disponibilizado pelo Estado, o salário que se alia ao incumprimento no pagamento atempado pelo trabalho extraordinário, a necessidade de potenciar o professor no uso das tecnologias de informação e comunicação. Conclui-se que há uma necessidade de se prestar mais atenção as condições no qual à docência é exercida, pois por mais qualificado que seja o professor a competência pode ficar comprometida pelo contexto em que seu trabalho é realizado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-04-2024
Como Citar
BENE, L. E.; ARAÚJO, R. M. B. de. A comemoração do dia do professor e os desafios à prática docente na voz dos professores em Moçambique . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15287, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15287. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15287. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Leonel Elias Bene, Regina Magna Bonifácio de Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.