A comemoração do dia do professor e os desafios à prática docente na voz dos professores em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15287

Palavras-chave:

Profissão docente, Prática docente, Dia do Professor, Desafio profissional

Resumo

O presente estudo procurou analisar os desafios a prática docente com base na narração de professores em entrevistas ao canal de televisão STV no Dia do Professor moçambicano. No seu enfoque a pesquisa é descritiva. inicialmente fontes bibliográficas e documentos governamentais e posteriormente procedeu-se com a transcrição, análise e descrição das entrevistas. Os resultados permitem perceber que se colocam como desafios ao trabalho docente o rácio aluno-professor, as condições das infraestruturas escolares, o material escolar disponibilizado pelo Estado, o salário que se alia ao incumprimento no pagamento atempado pelo trabalho extraordinário, a necessidade de potenciar o professor no uso das tecnologias de informação e comunicação. Conclui-se que há uma necessidade de se prestar mais atenção as condições no qual à docência é exercida, pois por mais qualificado que seja o professor a competência pode ficar comprometida pelo contexto em que seu trabalho é realizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Elias Bene, Universidade Púnguè – Extensão de Tete (Moçambique) / Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, Minas Gerais - Brasil

É docente (Assistente Universitário) no Departamento de Educação da Universidade Púnguè – Extensão de Tete (Moçambique). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2021) e graduado em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica de Moçambique (2011). Atualmente é Bolsista da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) amparado pelo Grupo de Cooperação de Universidades Brasileiras (GCUB).

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil)

Professora, possui Pós-doutoramento pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba (2022-2023) e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014/2015), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1999) e Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC-MG (1979). Professora titular Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (2017-2019). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos - GEPEJAI. Coordenadora da série de EJA, na Coleção Docência em Formação, da Editora Cortez (202013-2023). Curadora do Café com Paulo Freire da Região dos Inconfidentes. Foi professora de Didática e Prática de Ensino em outras IES, Pró-reitora de Graduação do Centro Universitário Metodista, IPA-RS e diretora da Educação Básica em colégios da Rede Metodista de Educação em Minas Gerais e São Paulo. Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase em Gestão de Unidades Educativas. Na docência e na pesquisa atua principalmente com os seguintes temas: formação de professores - políticas públicas - educação de jovens e adultos - narrativas (auto)biográficas.

Downloads

Publicado

12-04-2024

Como Citar

BENE, L. E.; ARAÚJO, R. M. B. de. A comemoração do dia do professor e os desafios à prática docente na voz dos professores em Moçambique . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15287, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15287. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15287. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo