Do desenvolvimento do Conceito de Inteligência ao Conceito de Altas Habilidades/Superdotação
divergências entre perspectivas teóricas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15284Palavras-chave:
Inteligência, Altas habilidades/superdotação, Psicologia histórico-culturalResumo
Os conceitos de altas habilidades/superdotação e inteligência são apresentados na literatura atual de diferentes formas, como resultado de diferentes concepções epistêmicas. O objetivo é através de pesquisa bibliográfica, utilizando o método comparativo, refletir sobre o desenvolvimento desses conceitos, que estão interligados. Apontam-se aspectos divergentes entre as concepções derivadas das teorias acríticas e da psicologia histórico-cultural, compreendê-las permite ao professor maior clareza para que, em sua atuação pedagógica, possa contribuir para uma maior democratização no processo de identificação de potencialidades e, consequentemente, promover o desenvolvimento intelectual de seus alunos. Finaliza destacando as consequências da concepção de AH/SD na perspectiva da psicologia histórico-cultural para o trabalho docente. A escola deve formar seus alunos para que, ao desenvolverem seus talentos, contribuam para o bem da comunidade, comprometidos como cidadãos, favorecendo o processo coletivo de emancipação humana.Downloads
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Publicado
07-07-2024
Como Citar
SZYMANSKI, M. L. S.; ALVES, V. S. Do desenvolvimento do Conceito de Inteligência ao Conceito de Altas Habilidades/Superdotação: divergências entre perspectivas teóricas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15284, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15284. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15284. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Lídia Sica Szymanski, Veronice Suriano Alves

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