Do desenvolvimento do Conceito de Inteligência ao Conceito de Altas Habilidades/Superdotação

divergências entre perspectivas teóricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15284

Palavras-chave:

Inteligência, Altas habilidades/superdotação, Psicologia histórico-cultural

Resumo

Os conceitos de altas habilidades/superdotação e inteligência são apresentados na literatura atual de diferentes formas, como resultado de diferentes concepções epistêmicas. O objetivo é através de pesquisa bibliográfica, utilizando o método comparativo, refletir sobre o desenvolvimento desses conceitos, que estão interligados. Apontam-se aspectos divergentes entre as concepções derivadas das teorias acríticas e da psicologia histórico-cultural, compreendê-las permite ao professor maior clareza para que, em sua atuação pedagógica, possa contribuir para uma maior democratização no processo de identificação de potencialidades e, consequentemente, promover o desenvolvimento intelectual de seus alunos. Finaliza destacando as consequências da concepção de AH/SD na perspectiva da psicologia histórico-cultural para o trabalho docente. A escola deve formar seus alunos para que, ao desenvolverem seus talentos, contribuam para o bem da comunidade, comprometidos como cidadãos, favorecendo o processo coletivo de emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lídia Sica Szymanski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pós-Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação (UNICAMP) Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná. E-mail: szymanski_@hotmail.com  

Veronice Suriano Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017), Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), Professora PDE (2019) Pós graduação em Educação Especial (Educação Inclusiva) 2002, Educação Especial (AEEE) 2012 e em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional 2022. Pesquisa sobre a temática Altas Habilidades/Superdotação e o Desenvolvimento do psiquismo. Atualmente coordena os trabalhos pedagógicos no Centro de Socioeducação - Cascavel 1 e com a Formação de Docentes na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná-AMOP. Tem experiência profissional em Educação Infantil, Anos Iniciais (alfabetizadora) e Finais do Ensino fundamental, Educação Especial (Sala de Recursos), Educação de Jovens e Adultos-EJA, Direção e Coordenação Pedagógica e na Formação de docentes.

Downloads

Publicado

07-07-2024

Como Citar

SZYMANSKI, M. L. S.; ALVES, V. S. Do desenvolvimento do Conceito de Inteligência ao Conceito de Altas Habilidades/Superdotação: divergências entre perspectivas teóricas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15284, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15284. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15284. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo