Autismo e subjetividade na construção de práticas pedagógicas inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15268Palavras-chave:
autismo, subjetividade, inclusão escolar, docência, educação infantilResumo
A consideração dos discursos presentes na recente inclusão escolar de autistas na educação formal é o objetivo central deste artigo que, conta com uma pesquisa empírica com professores de educação infantil para analisar os impasses e invenções realizadas com seus alunos e alunas autistas. Tomando por medida epistemológica prévia à análise a importância de considerarmos a subjetividade no autismo, para além de práticas necessárias de compensação aos caminhos típicos de socialização, interação e interesses, as autoras discutem cultura inclusiva, práticas pedagógicas e ética docente, numa expectativa de que o trabalho de inclusão de autistas na escola comum é um trabalho recém começados em termos históricos no Brasil e ainda carente de sistematização.Downloads
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Publicado
21-02-2024
Como Citar
PISETTA, M. A. A. M.; PEREIRA, A. G. M. O. Autismo e subjetividade na construção de práticas pedagógicas inclusivas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15268, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15268. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15268. Acesso em: 18 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Angélica A. M. Pisetta, Angelina Gabrielle M. O. Pereira

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